As drogarias têm se consolidado como um destino estratégico para compras rápidas, ultrapassando o papel tradicional de venda de medicamentos. Um levantamento da Neogrid, em parceria com o Opinion Box, aponta que 61% dos consumidores afirmam adquirir nas drogarias itens como cosméticos, produtos de higiene e até lanches.

Entre os produtos mais comprados estão os de higiene pessoal (74,8%) e cosméticos (72%). Em seguida aparecem vitaminas e suplementos (56%), produtos infantis (26,5%), snacks e bebidas (23,9%) e itens para pets (7,4%).
De acordo com Christiane Cruz Citrângulo, diretora-executiva de Supply Chain e Execução do Varejo na Neogrid, o avanço das drogarias como canais de conveniência reflete a busca por praticidade. “As pessoas não têm mais tempo a perder e querem otimizar suas saídas, resolvendo várias demandas em um só lugar”, afirma.
Experiência semelhante ao supermercado
A pesquisa também mostra que a experiência de compra nas farmácias é vista como igual ou superior à dos supermercados por quase três quartos dos consumidores: 48,8% consideram similar e 25,5% afirmam que é melhor. Apenas 13,5% a avaliam como pior e 12,2% não souberam responder.
Embora os supermercados sigam como principal ponto de abastecimento do lar, o estudo indica que as farmácias ganham espaço ao oferecer rapidez, conveniência e variedade, especialmente em categorias de consumo recorrente.
Metodologia
O levantamento foi realizado de forma online entre 25 de julho e 5 de agosto de 2025, com 1.000 entrevistados de todas as regiões do Brasil, acima de 16 anos, pertencentes a diferentes classes sociais e responsáveis — total ou parcialmente — pelas compras da casa.