Logo E-Commerce Brasil

Amazon avalia criar marketplace de conteúdo para uso em IA

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A Amazon avalia lançar um marketplace para que editoras licenciem seus conteúdos a empresas que desenvolvem produtos de inteligência artificial (IA). A iniciativa foi revelada em slides divulgados pela Amazon Web Services (AWS) antes de uma conferência realizada na última segunda-feira (9). As informações são do The Information, que ouviu duas fontes familiarizadas com o projeto.

Amazon avalia criar marketplace de conteúdo para uso em IA
(Imagem: Divulgação/Amazon)

De acordo com o material, a AWS posiciona o possível mercado de conteúdo ao lado de suas principais ferramentas de IA, apresentando soluções que editoras poderiam usar em seus negócios. A proposta indicaria um ambiente estruturado para a comercialização e o licenciamento de conteúdos destinados a aplicações baseadas em IA.

Disputa por regras e remuneração

A movimentação ocorre em um momento de negociação intensa entre editoras e empresas de tecnologia sobre o uso de conteúdos online — tanto para o treinamento de modelos quanto para a geração de respostas a usuários. Editoras defendem a adoção de modelos de remuneração baseados no uso, com valores que variam conforme a frequência de utilização do material licenciado.

A iniciativa também se soma a esforços semelhantes no setor. Na semana passada, a Microsoft informou que trabalha em um Publisher Content Marketplace, um hub de licenciamento com IA que explicita os termos de uso definidos pelos editores.

Procurada pela Reuters, a Amazon afirmou, por meio de um porta-voz, que “não há nada específico a compartilhar” sobre a reportagem, acrescentando que a companhia mantém relações de longo prazo com editoras e segue investindo em inovação.