Logo E-Commerce Brasil

DaColheita: proteção e eficiência no e-commerce e delivery de produtos frescos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O mercado de frutas, legumes e verduras (FLVs) enfrenta desafios constantes para manter a qualidade dos produtos frescos do campo à mesa. Com a crescente digitalização das compras e a consolidação do e-commerce e delivery como canais permanentes de distribuição, a necessidade de soluções eficientes de acondicionamento se tornou ainda mais evidente. Nesse cenário, a Termotécnica se destaca com as conservadoras DaColheita, garantindo proteção, redução de custos e sustentabilidade.

(Imagem: Termotécnica/Divulgação)

Tecnologia na conservação de FLVs

As conservadoras DaColheita, produzidas em EPS (mais conhecido como isopor*), são altamente resistentes a impactos, vibrações e compressão, reduzindo a desidratação dos produtos, mantendo a temperatura ideal por mais tempo e prolongando o shelf-life das frutas em até 30%. Isso permite que os produtos cheguem frescos aos consumidores, mesmo quando comercializados via e-commerce e entregues por delivery. 

Expansão do Varejo Digital e o papel da DaColheita

O estudo da McKinsey & Company destaca que o uso de tecnologias digitais nas compras de FLVs veio para ficar. Segundo Viviane Vilela, diretora executiva da E-commerce Brasil, as oportunidades para o varejo digital na comercialização de frutas são promissoras, especialmente em regiões como o Vale do São Francisco, que além de abastecer o mercado nacional, se consolidou como um dos maiores exportadores globais do setor. Desde 2010, mais de 2/3 dos produtores de uvas da região já utilizam as conservadoras DaColheita, garantindo qualidade e segurança no transporte das frutas.

(Imagem: Termotécnica/Divulgação)

Frescor do Campo à Mesa do Consumidor

Os produtores, distribuidores e varejistas se beneficiam amplamente do uso das embalagens DaColheita:

  • Produtores: Menor índice de devolução de lotes fora do padrão e ampliação do mercado para regiões mais distantes.
  • Distribuidores e Varejistas: Maior giro de estoque, frutas com mais dias com qualidade para venda e redução de custos logísticos.
  • Consumidores: Produtos frescos por mais tempo, embalagens leves e práticas, prontas para consumo.

Sustentabilidade e eficiência logística

Além de evitarem perdas e desperdícios destes alimentos acondicionados, as conservadoras DaColheita são até 60% mais leves que as embalagens de outros tipos de materiais, reduzindo o peso do transporte em até 30% e otimizando custos de frete. Com 98% de sua composição formada por células de ar, o EPS oferece alta proteção e conservação dos alimentos sem impacto ambiental, sendo 100% reciclável. A Termotécnica é pioneira na reciclagem de EPS no Brasil, tendo reciclado mais de 48 milhões de quilos do material desde 2007.

(Imagem: Termotécnica/Divulgação)

Agregação de valor em toda a cadeia 

À medida que o e-commerce e o delivery de FLVs evoluem, aumenta a exigência de soluções inovadoras que garantam a qualidade dos produtos do campo até a mesa do consumidor. As conservadoras DaColheita se destacam ao oferecer proteção, eficiência logística e compromisso ambiental, agregando valor à cadeia de distribuição e tornando o consumo de alimentos frescos mais sustentável e acessível.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.