O aumento do número de mulheres no mercado de trabalho formal está impactando também o crescimento do setor de higiene e beleza. Segundo pesquisa do Data Popular, contando produtos de supermercado, cosméticos, e serviços de beleza (cabeleireiros, manicures, esteticistas), as famílias brasileiras, lideradas pelas mulheres, devem gastar R$ 59, 3 bilhões até o fim de 2013.
Dez anos atrás, o valor era menos da metade: R$ 26,5 bilhões. No mesmo intervalo de tempo, o número de mulheres trabalhando com carteira assinada teve alta de 157%.
Quase a metade do valor total previsto para 2013 (47,4%) deve ser desembolsada pela classe média. As classes mais altas responderão por cerca 34,2% e as mais baixas por 18,4%.
“Nossas pesquisas demonstram que o aumento de mulheres no mercado de trabalho influenciou diretamente no crescimento do consumo de produtos e serviços de beleza”, explica Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular. “Embora não sejam as únicas responsáveis por esses gastos, as mulheres determinam grande parte do destino do dinheiro nessa categoria”, ressalta.
(Por Supermercado Moderno)