O consumidor brasileiro deve ampliar os gastos no fim de ano e impulsionar o varejo em 2025. Uma pesquisa global da Sinch aponta que 45,4% dos brasileiros pretendem gastar mais nas compras de Natal e Ano Novo em comparação com 2024, percentual acima da média global de 31,5%.

O levantamento também mostra que o WhatsApp segue como o principal canal para o recebimento de promoções natalinas no Brasil. Segundo a pesquisa, 60% dos consumidores preferem receber ofertas pelo aplicativo, que se mantém como ferramenta central na comunicação entre marcas e clientes. Já o RCS (Rich Communication Services), embora apresente crescimento em outros mercados, ainda tem adoção incipiente no país.
A pesquisa aponta ainda um avanço na aceitação de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA). No Brasil, 56,6% dos entrevistados afirmam confiar tanto em recomendações de produtos feitas por chatbots quanto naquelas feitas por pessoas reais. O índice é superior à média global, de 46%, e indica maior familiaridade do consumidor brasileiro com interações automatizadas no processo de compra.
Mais dados
O formato das mensagens também influencia a decisão de compra. Globalmente, 47% dos consumidores dizem preferir comunicações mais ricas, com imagens, botões e links, em vez de textos simples. No Brasil, esse percentual é ainda maior, com 71% afirmando que a utilização de imagens traz aumento do interesse por uma oferta.
Com o avanço da IA, da mensageria rica e dos canais móveis, o relatório avalia que marcas que apostarem em personalização, agilidade e formatos mais interativos terão vantagem competitiva no período mais relevante para o varejo.