A Nuvemshop anunciou uma parceria com a Meta para lançar a primeira experiência completa de compra no WhatsApp do mundo. A ação, destinada ao mercado de vendas diretas ao consumidor (D2C), permite que consumidores completem todo o processo de compra sem sair do aplicativo de mensagens. A informação, divulgada em primeira mão à reportagem do E-Commerce Brasil, aconteceu na primeira edição do D2C Summit.

A solução para checkout de pagamento online foi criada exclusivamente para o Brasil. Além disso, coloca a Nuvemshop como primeira plataforma de e-commerce do mundo que permite pagar sem sair do WhatsApp.
“Esse é um marco histórico para o e-commerce global. Ao trazer a jornada de compra completa para dentro do WhatsApp, estamos inaugurando a era do Comércio Agêntico, em que a tecnologia e a inteligência artificial (IA) têm um papel fundamental nas vendas, tornando a jornada mais fluida e sem fricções”, explica Alejandro Vázquez, presidente e cofundador da Nuvemshop.
O lançamento faz parte do Nuvemshop InovA 2026, programa que prevê mais de 100 novidades para apoiar marcas D2C. A iniciativa inclui ferramentas de pagamentos, envios, marketing e IA, reforçando o posicionamento da empresa como ecossistema completo de e-commerce.
Funcionamento
A solução opera por meio de integração direta do Nuvem Chat, IA desenvolvida pela Nuvemshop via Interface de Programação de Aplicações (API) ao WhatsApp. Com a integração, a tecnologia se conecta em tempo real à loja online e acessa informações como catálogo de produtos, formas de envio, métodos de pagamento, promoções e status de pedidos.
Na prática, o processo funciona da seguinte maneira:
- O consumidor pergunta sobre um produto em uma conversa no WhatsApp;
- Recebe a lista de opções;
- Monta o carrinho;
- Paga no mesmo chat por meio do Nuvem Pago, solução de pagamentos integrada da Nuvemshop.
Se já os dados de pagamento já estiverem salvos na Nuvem Pago, a compra é concluída em segundos. Caso contrário, é necessário inserir as informações na própria conversa.
De maneira prática, essa IA consegue interpretar texto, imagem e áudio, além de solicitar ajuda humana quando necessária. A experiência nas etapas de compra, portanto, são híbridas.
“Hoje em dia, a maioria das conversas com clientes acontece no WhatsApp e transformar essas conversas em vendas é trabalhoso e, muitas vezes, o vendedor precisa redirecionar o cliente para outro canal na hora de fechar a compra. A solução resolve esse problema de fricção”, complementa Vázquez.
Para Tarcísio Ribeiro, diretor de Parceris de Monetização do WhatsApp, a parceria com a Nuvemshop reforça ainda mais o papel da companhia como plataforma de negócios.
Segurança
Segundo as companhias, todas as mensagens no WhatsApp são protegidas com criptografia de ponta a ponta e, por isso, a Nuvemshop não armazena conversas ou dados de consumidores. Além disso, a troca de informações acontece diretamente na infraestrutura da Meta, que está em conformidade com legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR).