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Com cashback, empresa espera dobrar as vendas na Black Friday

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Nem só de descontos vive a Black Friday, realizada na última sexta-feira de novembro (25/11/16). Com o intuito de atrair os clientes e oferecer mais que os descontos padrões, marcas e lojas têm investido no cashback – devolução em dinheiro de parte do valor gasto – para se destacar perante a concorrência. A proposta é simples: as lojas pagam para anunciar nos sites e toda vez que o cliente faz uma compra através deles, a empresa de cashback devolve ao usuário, em dinheiro, parte desse valor.

Por oferecer melhores condições, a internet é a preferida dos brasileiros na hora de aproveitar a Black Friday (74% dos consumidores vão usar a rede para fazer suas compras, segundo pesquisa realizada pelo Méliuz). Nesse contexto, o Méliuz, empresa do segmento de cashback, se destaca na preferência dos consumidores. “Com a crise, as pessoas têm procurado alternativas para gastar menos. Por manter as promoções e ainda devolver uma parte do valor gasto, o Méliuz é uma forma de ganhar dinheiro e não só uma maneira de economizar”, explica Ofli Guimarães, fundador do Méliuz.

Na Black Friday de 2015, o portal movimentou cerca de R$ 36 milhões, o que representa 2,25% do total gasto no e-commerce. Para 2016 a expectativa é dobrar esse valor, mesmo com previsão de crescimento nominal de 30% no e-commerce, segundo pesquisa realizada pela E-Bit.

A proposta pode parecer otimista, mas de acordo com pesquisa realizada pela startup, o Méliuz será a porta de entrada para as compras de 58% dos consumidores, pois oferece dinheiro de volta – algo além dos descontos. Além disso, em 2015, o Méliuz cresceu 118% em relação à Black Friday de 2014, enquanto as vendas no e-commerce cresceram apenas 38%.

“Quando se devolve dinheiro, o risco de frustração praticamente não existe, uma vez que o cliente pode utilizá-lo da maneira que quiser, de acordo com sua vontade e planos. Depois que as pessoas entendem o que é o cashback e comprovam que realmente funciona, tendem a voltar a usar”, conta o fundador do Méliuz.

Com um aumento de 18% de pessoas que nunca participaram interessadas em comprar durante a Black Friday (pesquisa Méliuz), as expectativas para a data, em 2016, são as melhores possíveis para o Méliuz.