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Calendário E-commerce 2023 - A ferramenta essencial para seu planejamento

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Organizar um calendário de e-commerce é essencial para identificar oportunidades e planejar campanhas que vão aumentar os lucros do seu negócio, fortalecer o posicionamento de marca e estreitar o relacionamento com os seus clientes.

A Nação Digital, empresa do Grupo FCamara especializada em Digital Commerce, criou um material completo para empresas que pretendem se organizar com o calendário e-commerce em 2023. Nele, foram incluídas as principais datas comemorativas deste ano, dicas de ações, além de uma lista com ferramentas de organização, que vão auxiliar na criação de planejamentos objetivos e eficazes.

Se você possui um e-commerce ou vende pela internet em marketplaces, pode aproveitar o material e esse conteúdo para começar 2023 com o pé direito e garantir resultados promissores. Clique aqui para baixar o material.

Por que incluir um calendário e-commerce na estratégia de vendas online?

O calendário e-commerce elenca as principais datas comemorativas do calendário comercial de cada ano. Com ele, você pode planejar suas estratégias de vendas e marketing, levando em consideração oportunidades-chave, como Dia do Consumidor, Páscoa, Dia dos Namorados, Black Friday e Cyber Monday. Além disso, de acordo com o setor de atuação da sua empresa, pode identificar alternativas de nicho, como o Dia do Orgulho Nerd.

De acordo com a 46ª edição do WebShoppers, da Ebit | Nielsen, em 2022, o faturamento total dos e-commerces brasileiros atingiu a marca de R$ 118, 6 bilhões, o que representa crescimento de 6%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Se em 2020 o comércio eletrônico estava em fase de consolidação, hoje, estamos falando de um setor essencial e uma grande oportunidade para empresas que ainda não migraram para o digital.

Contudo, para garantir bons resultados, um calendário comercial não é suficiente. Além da ferramenta, é importante dispor de:

  • Personas assertivas.
  • Conhecimento sobre a jornada de compra do cliente.
  • Coleta e análise de dados eficiente.
  • Ferramentas de otimização e automatização das operações.

Como criar o calendário e-commerce para o seu negócio?

Quando o assunto é calendário para e-commerce, antecedência e antecipação são pilares essenciais. Dessa forma, você consegue visualizar, em tempo hábil, necessidades logísticas, de estoque e de contratação (como investimento em uma agência especializada em marketing digital para grandes eventos e campanhas).

O ideal é criar um planejamento anual e desmembrá-lo em períodos menores (trimestres, por exemplo). A partir daí, você pode definir ações específicas, objetivos de cada uma delas, canais de distribuição, etc.
 

Agora que você já sabe como o calendário e-commerce 2023 pode auxiliar nas estratégias de venda e posicionamento de marca do seu negócio, aproveite para conferir o material completo e gratuito, além de todas as dicas de quem é especializado em e-commerce! Baixe agora mesmo o Calendário E-commerce 2023 da Nação Digital.