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B2W Marketplace ensina lojistas a venderem online

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Há muito tempo o mercado fala sobre as mudanças de comportamento do público e como as vendas online crescem ano após ano ao redor do mundo. Só para termos uma ideia, segundo a agência Reuters, nos EUA a Black Friday de 2019 foi maior no varejo online do que em lojas físicas.

No Brasil também já seguíamos essa tendência, mas por conta do isolamento social as compras pela internet em praticamente todos os setores cresceram ainda mais. Cerca de 61% dos consumidores aumentaram o volume de compras online, ou seja, a mudança de comportamento do público acelerou.

Do outro lado, existem também os lojistas que mantinham apenas lojas físicas e buscam soluções para o seu negócio, e a principal delas é vender online. Entretanto, para quem não está acostumado, a venda pela internet pode parecer um pouco complicada no início, pois oferece diversas opções de canais, formas de anunciar, atrair e segmentar o público, entre outras questões. Por isso o B2W Marketplace é uma boa opção para quem está começando, pois investe na criação de conteúdos e materiais voltados a esses lojistas, facilitando sua adaptação do offline para o online.

A iniciativa já existe há mais de dois anos e ajuda milhares de parceiros que vendem e/ou possuem interesse em vender online, seja dentro do B2W Marketplace ou não, contudo os parceiros (assim são chamados os lojista que vendem na plataforma), têm acesso a conteúdos exclusivos.

Educação para lojista do B2W Marketplace

Para facilitar a entrada e adaptação de lojistas que chegam no B2W Marketplace, os treinamentos especiais, feitos principalmente por meio de webinars, são divididos em três modelos:

Regular

Treinamentos regulares são a base de todo o ecossistema do B2W Marketplace. Estes treinamentos são vitais para a gestão de lojas na plataforma.

Os conteúdos regulares são aplicáveis em 3 vertentes. 

  • Treinamento Regular: todo conteúdo que se tornou ou já é voltado a realidade do parceiro, como cadastro de produtos, SAC, ciclo de pedidos, entre outros.
  • Especial: toda atualização e melhoria da plataforma, ou mesmo uma nova função ativada. Posteriormente se torna um treinamento regular.
  • Plantão de dúvidas: reforça e trata temas específicos da grade de regulares. Eles são definidos de acordo com os indicadores dos lojistas na plataforma, trazendo os principais problemas no desempenho.

Integração

Treinamentos integração são semanais e estão divididos em três partes:

  • Fase 1 Primeiros Passos
  • Fase 2 – novos produtos
  • Fase 2 – Associação.

Estratégicos

Todo treinamento estratégico é reacional as mudanças de cenários, sejam elas a nível de companhia, serviços e grandes acontecimentos do calendário, como por ex: Black Friday. Geralmente eles são conteúdos específicos para uma base segmentada, a fim de contribuir para desenvolvimento pessoal do lojista.

Educação para o público geral

Como dito anteriormente, o B2W Marketplace também ensina lojistas a venderem na internet, mesmo quando eles não vendem diretamente na plataforma da empresa. No YouTube, por exemplo, já são mais de nove mil inscritos que acompanham regularmente os vídeos sobre como iniciar e gerenciar suas vendas digitais e como aproveitar os diversos canais disponíveis para escalar o negócio.

Já no Instagram, é possível encontrar mais de 20 mil seguidores que buscam dicas rápidas e simples para começar ou cuidar da sua loja online.

Para completar, no Blog do B2W Marketplace os visitantes podem aprender e tirar dúvidas sobre vendas online e gestão de negócio de forma mais detalhada, nos artigos postados semanalmente.

Nos últimos meses

Para ajudar os médios e pequenos comerciantes nesse momento difícil, o B2W Marketplace, que reúne as marcas Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime fortaleceu ainda mais a produção de conteúdo e está oferecendo, em média, 10 treinamentos virtuais gratuitos por semana. Outra iniciativa tem sido as lives abertas no YouTube com participação de especialistas da área, como o evento chamado Semana do MEI.

Mais do que oferecer um espaço para lojistas venderem seus produtos, o B2W Marketplace está preocupado em capacitar esses empreendedores e ajudá-los nesse processo de adaptação.

Quer saber mais? Conheça a história do Bruno Mendes, que decidiu apostar na venda de canecas online e viu seu sonho7 se tornar realidade.