Americanas e Magalu anunciaram um acordo para integrar parte de suas operações digitais e ampliar o sortimento disponível em ambas as plataformas. Às vésperas da Black Friday, a partir desta terça-feira (18), os produtos da Americanas começam a ser vendidos no e-commerce do Magalu. Nas próximas semanas, itens de estoque próprio do Magalu também serão ofertados no site da Americanas.

O movimento reúne portfólios considerados complementares. A Americanas tem maior presença em categorias como alimentos, bomboniere, limpeza, higiene pessoal, utilidades domésticas e escritório.
Enquanto o Magalu é mais forte em linha branca, eletrônicos, móveis e portáteis. As duas empresas afirmam que a parceria cria um novo modelo de atuação no varejo ao integrar sortimento, operação e alcance das marcas.
Fernando Soares, CEO da Americanas, afirma que a iniciativa busca ampliar conveniência e velocidade de entrega. Segundo ele, a união das plataformas reforça a proposta de atender o cliente no canal de sua preferência. Tiago Abate, vice-presidente de Growth e Digital da empresa, diz que a cooperação fortalece a estratégia omnicanal da companhia.
A empresa, que em 2023 enfrentou uma fraude contábil bilionária e fechou o ano com um prejuízo de R$ 2,27 bilhões, conseguiu reverter o resultado em 2024, registrando um lucro de R$ 8,231 milhões. Este ano, a Americanas reverteu 94% do seu prejuízo e tem investido na integração ominchannel, apostando no reforço da sua vertical de mercado.
Frederico Trajano, CEO do Magalu, destaca que o acordo também conecta lojas físicas da Americanas ao marketplace do Magalu por meio do ship from store. De início, 50 lojas da Americanas em 15 capitais passam a disponibilizar itens para venda na plataforma do Magalu, com entregas feitas a partir das próprias unidades. A operação deve acelerar o acesso do consumidor a produtos de consumo recorrente.
Em paralelo, o Magalu começará a ofertar no site da Americanas seus produtos de estoque próprio, com promessa de entrega rápida. O projeto será iniciado com um grupo piloto, mas as empresas planejam expansão. Até dezembro, todas as lojas da Americanas com serviço ship from store devem ser incluídas, o que ampliará o alcance logístico e o volume de itens disponíveis nas duas plataformas.