Logo E-Commerce Brasil

Americanas e Magalu integram estoques e passam a vender uma da outra

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Americanas e Magalu anunciaram um acordo para integrar parte de suas operações digitais e ampliar o sortimento disponível em ambas as plataformas. Às vésperas da Black Friday, a partir desta terça-feira (18), os produtos da Americanas começam a ser vendidos no e-commerce do Magalu. Nas próximas semanas, itens de estoque próprio do Magalu também serão ofertados no site da Americanas.

Mão de mulher mexe em smartphone com aplicativo da Americanas integrado com Magalu aberto
(Imagem: Divulgação)

O movimento reúne portfólios considerados complementares. A Americanas tem maior presença em categorias como alimentos, bomboniere, limpeza, higiene pessoal, utilidades domésticas e escritório.

Enquanto o Magalu é mais forte em linha branca, eletrônicos, móveis e portáteis. As duas empresas afirmam que a parceria cria um novo modelo de atuação no varejo ao integrar sortimento, operação e alcance das marcas.

Fernando Soares, CEO da Americanas, afirma que a iniciativa busca ampliar conveniência e velocidade de entrega. Segundo ele, a união das plataformas reforça a proposta de atender o cliente no canal de sua preferência. Tiago Abate, vice-presidente de Growth e Digital da empresa, diz que a cooperação fortalece a estratégia omnicanal da companhia.

A empresa, que em 2023 enfrentou uma fraude contábil bilionária e fechou o ano com um prejuízo de R$ 2,27 bilhões, conseguiu reverter o resultado em 2024, registrando um lucro de R$ 8,231 milhões. Este ano, a Americanas reverteu 94% do seu prejuízo e tem investido na integração ominchannel, apostando no reforço da sua vertical de mercado.

Frederico Trajano, CEO do Magalu, destaca que o acordo também conecta lojas físicas da Americanas ao marketplace do Magalu por meio do ship from store. De início, 50 lojas da Americanas em 15 capitais passam a disponibilizar itens para venda na plataforma do Magalu, com entregas feitas a partir das próprias unidades. A operação deve acelerar o acesso do consumidor a produtos de consumo recorrente.

Em paralelo, o Magalu começará a ofertar no site da Americanas seus produtos de estoque próprio, com promessa de entrega rápida. O projeto será iniciado com um grupo piloto, mas as empresas planejam expansão. Até dezembro, todas as lojas da Americanas com serviço ship from store devem ser incluídas, o que ampliará o alcance logístico e o volume de itens disponíveis nas duas plataformas.