A Americanas registrou prejuízo líquido de R$ 98 milhões no segundo trimestre de 2025, queda de 94,7% em relação ao prejuízo de R$ 1,865 bilhão apurado no mesmo período de 2024. Segundo a CFO Camille Faria, o resultado reflete avanços operacionais e uma base de comparação impactada no ano passado por despesas financeiras ligadas ao processo de renovação da dívida.

Faria destacou que, no segundo trimestre de 2024, ainda havia contabilização de juros sobre uma dívida superior a R$ 30 bilhões, mesmo com o plano de recuperação judicial já aprovado. Este ano, o resultado financeiro está mais alinhado à real alavancagem da empresa. A executiva também apontou que a sazonalidade favoreceu o desempenho, já que a Páscoa, importante data para o varejo, ocorreu no segundo trimestre.
O Ebitda ajustado somou R$ 329 milhões, alta de 1.216% frente ao mesmo período de 2024. Sem ajustes, o Ebitda foi de R$ 304 milhões, contra resultado negativo de R$ 53 milhões um ano antes. A receita líquida cresceu 24,7%, para R$ 3,843 bilhões, impulsionada por aumento de dois dígitos nas vendas em mesmas lojas e por ações de otimização de sortimento e preços.
Em 2023, após enfrentar uma fraude contábil bilionária, a Americanas fechou o ano com prejuízo de R$ 2,27 bilhões. Em 2024, reverteu o resultado, registrando lucro de R$ 8,231 milhões.
Mudança no modelo de vendas
No início do ano, a Americanas comunicou uma mudança no seu modelo de negócios, focando no fortalecimento das lojas físicas e na criação de um “marketplace físico”. Nesta semana, a empresa anunciou a retomada da sua vertical de mercado.
O presidente Leonardo Coelho afirmou que a companhia deixou de lado o modelo tradicional de marketplace, priorizando a integração entre o digital e as lojas físicas. Com foco em ship from store e pick up in store, a estratégia busca encurtar prazos de entrega e oferecer conveniência ao consumidor.
O volume bruto de mercadorias (GMV) atingiu R$ 5,2 bilhões, alta anual de 15,6%. O varejo físico somou R$ 4,353 bilhões (+35,7%), enquanto o digital registrou R$ 213 milhões (-68,7%).
* Texto com informações do Broadcast