Logo E-Commerce Brasil

Amazon propõe menos embalagens para seus sellers

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Amazon tem feito testes para compatibilidade de embalagens de produtos. Os sellers que aderirem o programa podem ter descontos na comissão.

A Amazon mostrou como está preparando mais pacotes para chegar às portas sem logotipos da Amazon. O programa “Ships in Product Packaging” expandiu ao abrir a participação para centenas de milhares de vendedores nos EUA e Canadá que utilizam o Fulfillment by Amazon. A própria Amazon já vinha aumentando a quantidade de itens que envia sem embalagem adicional da Amazon, e anunciou no ano passado que os vendedores poderiam se juntar ao seu programa SIPP em 2024.

Imagem: Site do programa Ships in Product Packaging

Foi realizado um programa piloto com um pequeno grupo de parceiros de venda em 2023 para entender que informações os vendedores precisavam para entender completamente o SIPP e inscrever um produto. A iniciativa do SIPP é uma das recentes mudanças na embalagem da Amazon para melhorar a sustentabilidade da empresa.

A Amazon anunciou no ano passado que iria eliminar as embalagens plásticas, e atualizou a tecnologia em um centro de atendimento em Ohio para torná-lo o primeiro da empresa a lidar apenas com embalagens de fibra – sem plástico. A empresa trabalha para tornar suas embalagens mais leves e, em última análise, “eliminar completamente as embalagens”.

Os vendedores que se inscreverem no programa SIPP receberão descontos. As economias serão baseadas nas faixas de taxas FBA existentes – que consideram principalmente o tamanho e o peso do pacote – mas geralmente variarão de 4 centavos a US$ 1,32 por unidade. Mesmo que um consumidor opte especificamente durante o checkout por adicionar embalagem da Amazon para envio, um vendedor participante do SIPP ainda receberá seu desconto. A Amazon relatou anteriormente que enviou 11% dos produtos em suas próprias embalagens em 2022.

Embora a Amazon atualmente tenha cerca de 2 milhões de vendedores independentes em todo o mundo, por enquanto o SIPP só está sendo oferecido para aqueles nos EUA ou Canadá, e eles devem fazer parte do Fulfillment by Amazon, no qual a Amazon cuida da embalagem dos produtos de um vendedor. Os vendedores também devem garantir que seus produtos atendam aos critérios de elegibilidade para serem enviados sem embalagem adicional. O tamanho é o maior determinante: a Amazon não enviará produtos pequenos em sua própria embalagem por várias razões, incluindo a impossibilidade de colocar etiquetas neles. Outros fatores para a aprovação do SIPP incluem o peso do produto ou fatores de sensibilidade.

Algumas das tarefas para certificar os produtos dos vendedores para o SIPP estão dentro do Amazon Packaging Innovation Lab em Sumner, Washington. Esse é o principal local de inovação e teste de embalagens, embora alguns trabalhos também ocorram em outros locais, incluindo laboratórios de terceiros.

Imagem: Foto do Amazon Packaging Innovation Lab