Logo E-Commerce Brasil

Amazon corta comissão recebida de vendedores na Europa

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A Amazon anunciou uma das maiores reduções de taxas já realizadas em seu marketplace europeu. A partir de 15 de dezembro, a empresa diminuirá as taxas de referência aplicadas a roupas e acessórios.

Amazon corta taxa de vendedores na Europa
(Imagem: Divulgação/Amazon)

Para itens de até 15 euros (ou 15 libras), a taxa cairá de 7% para 5%. Para produtos na faixa de 15 a 20 euros ou libras, a comissão será reduzida de 15% para 10%.

O movimento reflete a crescente competição com plataformas como Shein e Temu, conhecidas por operar com comissões menores e oferecer produtos de baixo custo. Por conta disso, o corte promovido pela Amazon mira, especialmente, vendedores de moda de entrada.

Segundo informações públicas da Shein, a plataforma cobra taxa de indicação de 10% para vendas na União Europeia (UE) e 12,24% no Reino Unido, com isenção nos primeiros 30 dias apenas para novos vendedores. Além disso, a empresa chinesa tem ampliado participação entre varejistas europeias de fast fashion, expandindo seu marketplace com outras categorias de produtos.

Em comunicado, a Amazon afirmou que os ajustes são resultados de ganhos de eficiência operacional. “À medida que continuamos a reduzir nossos custos de atendimento por meio de melhorias operacionais e inovação, estamos repassando maiores economias aos nossos parceiros de vendas”, informa.

Liderança na Europa

A Amazon segue como a principal plataforma de e-commerce em países como Alemanha e França. De acordo com a Ecommerce Europe, o mercado europeu deve crescer 7% em 2024 e alcançar 900 bilhões de euros em receita, cenário que intensifica a disputa entre marketplaces globais por vendedores e consumidores.

Mais reduções em 2026

A companhia também confirmou cortes nas comissões para outras categorias como:

  • Artigos para casa;
  • Roupas para pets;
  • Alimentos;
  • Vitaminas.

Para produtos domésticos de até 20 euros ou libras, a taxa cairá de 15% para 8% a partir de 1º de fevereiro.

Além das mudanças nas comissões, as taxas de entrega de encomendas serão reduzidas em média em 0,32 euro ou 0,26 libra em Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido, também a partir de 15 de dezembro.