Logo E-Commerce Brasil

Amazon quer usar câmeras com inteligência artificial nas entregas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Ver página do autor
A Amazon deve implantar câmeras com capacidades de inteligência artificial nos veículos de entrega. Segundo a agência AFP, o objetivo da empresa é oferecer mecanismos de segurança para seus entregadores. De acordo a companhia, as câmeras têm capacidade de monitorar a estrada e o motorista, enviando avisos sobre possíveis riscos. A Amazon também quer usar o sistema para poder identificar funcionários que seguem boas práticas. "Esta tecnologia fornecerá aos motoristas alertas em tempo real para ajudá-los a se manterem seguros na estrada", disse a varejista em resposta à AFP. Contudo, a varejista ainda não informou quando deve começar estrear a novidade.

Amazon x privacidade

O uso de câmeras para monitoramento do trabalho remoto levanta questões de privacidade dos usuários. O grupo Fight for the Future, que monitora questões envolvendo direitos digitais dos Estados Unidos, já se posicionou contra essa movimentação. O coletivo disse ter enviado ao congresso norte-americano um pedido para que investigue “o império de vigilância da Amazon”. O grupo também pede que a empresa interrompa este programa. “Isso representa a maior expansão da vigilância corporativa na história da humanidade”, afirma o Fight for the Future. Porém, a Amazon não parece ter intenção de rever a decisão. Leia também: Casa Branca discute sindicalização de funcionários da Amazon Fonte: CanalTech