Para o consumidor da classe média, descontos e ofertas são os motivos para manter contato com as marcas nas redes sociais. Já os de classe A e B procuram entender melhor o trabalho das marcas nas redes.
Com a pesquisa, podemos perceber que os consumidores de maior poder aquisitivo seguem as marcas mais por gostarem/identificarem-se com ela do que propriamente as ofertas, ao contrário da classe média e as demais que buscam na maioria o desconto.
Na Classe A notamos que, antes de ter o desconto como motivo, eles seguem as marcas por outras razões, como para ficar por dentro das novidades, para acompanhar os amigos, comerciais, redes sociais e depois os descontos. Interessante ressaltar este dado na hora de desenhar uma estratégia para produtos destinados a este público, muitas vezes as ações ou estratégias são desenhadas no “bolo” e acabamos dando um “tiro errado”.
Abaixo conferimos quais as Redes que estes usuários mais visitam e utilizam:
Como previsto, o Facebook lidera, mas chama a atenção o poder de penetração do Linkedin (rede social para contatos profissionais) ganhando espaço e freqüência na utilização, principalmente nas classes mais elitizadas.
Abs
@thiago_sarraf