O modelo de e-commerce livestream é um negócio no qual lojistas, influenciadores ou celebridades vendem produtos via live onde o produto pode ser o destaque ou não. O streaming pode fazer ser feito no próprio site da loja, redes sociais ou ainda pelos meios de comunicação do influenciador em questão.

Embora tenha se popularizado primeiro na China, o live commerce tem crescido e se tornado uma importante estratégia de vendas no Brasil.
Esse modelo de negócio vem ganhando força na China e, de acordo com a Forbes, estimam-se ganhos de US$ 60 bilhões anualmente. Em 2019, aproximadamente 37% dos compradores online na China fizeram compras em live commerce.
E essa tendência está se expandindo para além da Asia, alcançando os Estados Unidos e eventualmente o Brasil.
O próprio Facebook está começando a explorar essa nova função com as sacolinhas no Instagram, e provavelmente não falta muito para vermos links e informações de produtos nas lives de lojas e influenciadores.
Características que fazem do live commerce uma tendência
O live commerce possui algumas características que o tornam único:
Integrado com várias plataformas
As lives não precisam de novas plataformas, mas são integradas nas já existentes, aproveitando-se da popularidade delas.
Imitam experiências nas lojas físicas
Os consumidores podem observar o apresentador mostrando os produtos, olhar por diferentes ângulos e ainda pedir por diferentes modelos com aquela vestimenta/produto, imitando experiências das lojas físicas.
Altamente interativo, social e divertido
Os consumidores conseguem interagir com o apresentador e demais consumidores presentes na live, tendo dúvidas respondidas. Incentivos como cupons e sorteios aumentam o engajamento, e o apresentador fala a língua do seu público, melhorando a atenção e tendo aquilo não apenas como uma compra, mas também um entretenimento.
Baseia-se em urgência
Internautas sentem que podem perder o negócio se não comprarem durante a live, pois ela oferece bons descontos em estoque limitado.
Diferença do live commerce para televendas
Quem vê de fora pode pensar que o live commerce e as televendas dos programadas da televisão são a mesma modalidade.
Quem nunca assistiu o canal da Polishop na TV? Eram produtos que nos eram mostrados ao vivo, ou não, testados e em diversos ângulos.
Porém, cuidado que não são a mesma modalidade. O live commerce destaca-se pelas sua grande interatividade com os internautas.
Diferentemente da televisão, quem assiste pode fazer perguntas, interagir com outros usuários e ainda participar de sorteios e ganhar cupons em tempo real.
Uma grande tendência do e-commerce para os próximos anos é a personalização, e a interatividade, que as lojas podem oferecer. E ter a dúvida respondida em tempo real aumenta as chances de o consumidor levar o produto.
As livestreams são autênticas e parecem ser mais improvisadas do que as de televisão, altamente roteirizadas. São métodos de venda mais íntimos e pessoais, especialmente vindo de celebridades e pessoas famosas.
Reviews x live commerce
Outro modelo que se popularizou nas redes, especialmente com o boom do YouTube, foram os reviews.
São modelos mais longos e análises de produto com maior detalhamento e se realmente valem o investimento ou não. Podem ser patrocinados ou feitos puramente pela informação.
Já os live commerces são ao vivo e com o objetivo da venda. Os reviews são ótimos para os consumidores mais cuidadosos ou ainda para produtos mais caros, como aparatos tecnológicos. Já o live commerce apela pela praticidade e pela necessidade, podendo ser usado inclusive em livestreams de conteúdos diferentes.
O que podemos aprender com o live commerce chines?
Com a personalização e o poder de influência das personalidades da internet cada vez maior, o live commerce veio como uma tendência para este lado do mundo, que pode se aproveitar desse novo modelo para tornar a experiência personalizada e muito mais pessoal.
A aposta em conteúdo interativo e especialmente com conteúdo real mostra-se popular para as vendas no futuro e, por isso, torna-se cada vez mais importante os feedbacks de consumidores, e além de oferecer uma experiência de compra única e moderna.
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