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Como estimular corretamente uma meta para o seu e-commerce

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Se você quer escalar o seu negócio, primeiro você precisa saber aonde quer chegar. Criar metas é fundamental para a organização de um negócio, isso porque elas te motivam a progredir e a ir cada vez mais longe. Porém, esse é um erro muito comum entre os lojistas, e se você ainda não sabe muito bem como estipular as metas de vendas no seu e-commerce, trouxe algumas dicas que podem te ajudar.

Se você ainda não sabe muito bem como estipular as metas de vendas no seu e-commerce, veja dicas que podem te ajudar.

Como estipular uma meta corretamente?

Antes de você sair por aí aplicando metas em tudo, vamos ver alguns pontos importantes.

É preciso conhecer o seu negócio

Para você pode parecer muito óbvio e simples, entretanto, a verdade é que muitos empresários não têm o conhecimento profundo sobre o próprio negócio.

Além de conhecer o seu próprio negócio, é fundamental que você saiba identificar quem é o seu cliente ideal. Procure sempre estudar melhor quem são as pessoas que compram seus produtos.

Identifique suas fraquezas

Entender sobre o que dá resultado é importante, mas saber quais são suas fraquezas também é.

Identificar os pontos que podem estar puxando o seu negócio para baixo é importante para evoluir, pois você precisará mudar aquilo que está impedindo o seu crescimento.

Por exemplo, você percebe que as taxas das vendas em marketplaces estão subtraindo boa parte do seu faturamento. Coloque como meta a migração dessas vendas para o seu próprio site. Dessa forma, conquistará clientes diretos e mais engajados com sua marca.

Pense a longo prazo

Procure pensar além e definir também os seus objetivos para os próximos anos. Metas de curto e médio prazo são importantes, mas o foco não deve ser apenas nelas.

Se você tem dados de anos anteriores, recorra a eles para entender o seu processo no passado e repensar o futuro do seu e-commerce. O mapeamento de indicadores-chave (chamados de KPIs) também é fundamental para mostrar com clareza o quanto você pode crescer.

Fique de olho em seus concorrentes

Uma das ferramentas para se usar é o benchmarking para comparar o que você tem feito de positivo e, principalmente, o que você pode melhorar.

Observar empresas do mesmo segmento que o seu é uma oportunidade para aprender a ter boas referências para evoluir. Descubra cada detalhe do e-commerce, os custos de frete, o tipo de anúncio, a estratégia do funil de vendas.

Todos os dados que você conseguir colher poderão te fazer entender a diferença da sua empresa dos seus concorrentes.

Analise o seu potencial

Ao definir metas de vendas no e-commerce, é importante se atentar à capacidade produtiva atual da sua equipe e o quanto ela irá suportar.

Um erro muito comum entre os empresários é querer vender muito, mas não ter estrutura alguma para ter esse crescimento em vendas, o que acaba atrasando os prazos dos seus clientes.

O estoque também deve ser avaliado. Verifique se possui produtos suficientes e qual o potencial dos fornecedores (caso venha a crescer no números de pedidos).

Cuidado com as métricas de vaidade

Dados são muito importantes para avaliar seu crescimento e determinar o futuro do seu negócio, porém, cuidado para não cair nas métricas de vaidade.

O número de curtidas na página da loja virtual ou número de visitantes do site, por exemplo, não são tão significativos para o seu crescimento.

As métricas essenciais e que devem ser consideradas são:

    Conclusão

    Antes de tudo, é preciso começar. Não será do dia para noite que você vai delimitar claramente todas as metas em seu e-commerce, mas dar um play já é um grande passo.

    Além disso, estipular metas corretamente não é suficiente. Pelo contrário, você deve acompanhar o avanço e os resultados. Lembre-se de que nada é definitivo, será necessário recalcular a rota em certos momentos e não há nenhum problema nisso.

    Estimule metas semanais. Isso ajuda a trazer mais clareza e, consequentemente, alinhar as metas necessárias do seu e-commerce. É sempre importante ter um acompanhamento de perto.