Logo E-Commerce Brasil

Dia dos Pais no varejo: como aproveitar a chegada da data

Por: Mel Quincozes

Analista de Marketing de Conteúdo no Oto CRM. Jornalista atuando no marketing digital desde 2015. Especialista em Marketing de Conteúdo, estratégias para blogs e SEO. Atualmente, atua no núcleo de Criação do time de Growth Marketing do Oto CRM.

O Dia dos Pais é a primeira sazonalidade que movimenta o segundo semestre do varejo brasileiro. E em 2022, as expectativas estão altas, já que o ano anterior teve bons resultados tanto na loja física como no e-commerce. Na semana do Dia dos Pais, em 2021, as vendas cresceram 6,2% no comércio físico e 16% no comércio eletrônico, segundo dados da Serasa Experian. Esse foi o maior crescimento já registrado desde 2011.

Se você quer vender mais no Dia dos Pais, especialmente mais perto da data, veja algumas dicas para ajudar na sua estratégia.

O resultado vem após uma queda nas vendas durante a pandemia. Mas o fim das principais restrições já faz com que os consumidores estejam voltando aos hábitos de comemorar a data. É o que mostra pesquisa do Instituto Behup para a CMI Globo, na qual 88% dos entrevistados afirmam que pretendem presentear alguém no Dia dos Pais em 2022, um aumento de 30% na intenção de compra em relação ao ano anterior.

Se você quer aproveitar essa tendência e vender mais no Dia dos Pais, especialmente mais perto da data, veja só algumas dicas que separamos para ajudar na sua estratégia.

Como os consumidores se comportam no Dia dos Pais

A proximidade do Dia dos Pais traz consigo uma oportunidade de ouro para maximizar as vendas na loja física. Isso porque 71% dos consumidores deixa para comprar o presente mais próximo da data, sendo que a maioria deles (36%) vai comprar na própria semana do Dia dos Pais, segundo dados do Instituto Behup.

É nesse período que os consumidores vão em peso para os shoppings e lojas de bairro, entre outros motivos, pelo pouco tempo para encomendar online (devido aos fretes demorados) e muitas vezes por estarem em dúvida sobre o que comprar. Esse último ponto, aliás, é o que mais move esse comportamento, pois os clientes preferem pesquisar opções de presentes em lojas físicas, segundo pesquisa recente da All in em parceria com a Opinion Box.

Outro fator que mostra o grande potencial da sazonalidade é que a maioria dos consumidores pretende manter ou aumentar os gastos do ano anterior. Segundo estudo da Shopee, o valor médio que se estima gastar este ano com o presente é de R$262. Além disso, entre o mix de produtos mais procurados para presentear estão roupas, perfumes e calçados.

Como maximizar os resultados próximo ao Dia dos Pais?

A dica é aproveitar essa movimentação de última hora e instigar o seu cliente a visitar a loja física para conferir as ofertas. Se você também possui e-commerce, estude disponibilizar a opção de compra pelo site e retirada na loja, pois esse pode ser um fator decisivo para a conversão. Além disso, com o cliente na loja, você tem a chance de fazer uma nova venda, aumentando o ticket médio da compra.

Esse é um ótimo momento para enviar comunicações com gatilhos de escassez e urgência, seja via e-mail ou WhatsApp. E vale lembrar que o app de mensagens está entre os preferidos dos consumidores e permite uma comunicação mais próxima, inclusive com o vendedor auxiliando na escolha do presente. Aliás, invista forte nesse mote mais consultivo, pois são grandes as chances de que o cliente esteja precisando de ajuda para decidir o que comprar.

E se você possui um CRM integrado ao seu e-commerce e loja física, outra possibilidade é explorar o potencial dos carrinhos abandonados, já que muitas pessoas começam a pesquisar com antecedência, mas deixam para comprar mais perto. Com os dados desse cliente em mãos, você pode entrar em contato para fechar a venda.

E, claro, trabalhe bastante para garantir que todos esses novos compradores também se tornem clientes fiéis da sua marca. O bom atendimento e uma boa experiência de compra é o motivo que faz com que 67% dos consumidores cogitem comprar na mesma loja do ano anterior, segundo a pesquisa da All in e Opinion Box. Além disso, os clientes esperam incentivos da marca após a compra, sendo que 38% afirmam que voltariam na loja se tivessem recebido cashback.

Não se esqueça de ampliar os canais de atendimento e realizar um bom pós-venda, certificando-se de que a experiência do seu cliente foi positiva e aproveitando para manter o contato. Com essas dicas, esperamos que você tenha uma campanha de Dia dos Pais de sucesso e com resultados incríveis!

Leia também: Dia dos Pais: 68% dos brasileiros têm intenção de ir às compras