Como deve ser o planejamento para as datas comemorativas?
Um bom trabalho de planejamento, como você sabe, deve ser feito com antecedência. Para quem atua com vendas, é prioritário que isso aconteça para que a loja esteja preparada para responder à demanda do mercado. Assim, quanto mais organizada for a sua estratégia de vendas, melhor. Isso significa, por exemplo, que você conseguirá negociar com seus fornecedores e engajar a equipe e os prestadores de serviço do seu negócio. Para que tudo dê certo, fique atento a esses pontos:Atualize-se sobre o comportamento do seu público
Analisar as particularidades do seu público-alvo é fundamental para ter boas estratégias de vendas e de comunicação. Na hora de abrir um e-commerce, essas informações são imprescindíveis para elaborar o plano de negócios da operação. E depois que a loja está há algum tempo no ar? É importante atualizar os dados de forma contínua. Um dos erros que se comete na gestão das lojas é ignorar essa necessidade de monitoramento. Não basta olhar apenas para os resultados, é preciso avaliar a satisfação do cliente, entender o seu comportamento. Para obter informações, faça pesquisas, inclusive aproveitando os canais digitais, como o e-mail. Pensando nas ações para datas comemorativas, uma boa estratégia é fazer levantamentos informais sobre as intenções de compra dos seus clientes para determinados períodos.Prepare o seu calendário anual
Entendidas as demandas do seu cliente potencial, é importante se organizar para atendê-las. E não estamos falando apenas de fazer a oferta, e sim de trabalhar para despertar o interesse do cliente. Para explorar melhor as oportunidades, o melhor é elaborar um calendário anual. Se for feito com antecedência, fica bem mais fácil cuidar da seleção de produtos e estudar as ações que podem ser realizadas na atração dos consumidores. Outra vantagem importante: você vai conseguir priorizar as datas comemorativas mais relevantes para o seu negócio, criando ações efetivas para cada ocasião.Capriche na comunicação da loja
Como dissemos, para ter sucesso, não basta fazer postagens especiais nas redes sociais. O ideal é pensar em iniciativas que possam gerar expectativa no público, preparando-o para a campanha. Esse trabalho deve ser feito com antecedência, até para que você consiga aproveitar os recursos da sua plataforma de e-commerce. Além dos relatórios que ajudam a monitorar o comportamento das vendas, é importante aproveitar as ferramentas de comunicação. Fique atento: a comunicação direta com o público e as ações de publicidade são relevantes, mas a loja também deve estar preparada para aquela data em termos de “decoração”. No ambiente virtual, os banners específicos fazem a diferença nessas ocasiões.Engaje o seu time
O alinhamento das áreas é fundamental para trabalhar as datas comemorativas. Não se esqueça de que é importante, por exemplo, organizar o catálogo de produtos, destacando os itens que terão mais saída naquele período. Vendas, atendimento, marketing e logística precisam ser envolvidos nas iniciativas para que possam contribuir de forma efetiva para os resultados. Para que isso aconteça, todos devem estar cientes das ações e entender a importância da sua função para que a loja consiga superar as metas traçadas para o período.Atenção com os detalhes
Ao organizar suas ações, considere: Datas comemorativas, como Carnaval, Dia das Crianças ou mesmo Halloween podem ser usadas de forma diferenciada para abordar o seu público. As redes sociais precisam de ações específicas para a data. É uma oportunidade de interagir com o público, propor abordagens bem-humoradas. Trabalhar com elementos lúdicos nessa época é uma opção, até porque as pessoas começam a entrar no clima de brincadeira. A Black Friday é a principal data do comércio eletrônico. Portanto, exige atenção redobrada de todas as áreas. Os preparativos devem começar no início do ano. Registramos em 2018 um crescimento de 13% no volume de pedidos e a expectativa é que o resultado de 2019 seja ainda maior. Para se ter ideia, segundo dados da Ebit, as vendas no período representaram 4,9% do total de vendas do e-commerce – o maior percentual entre as datas comemorativas (ganhou até do Natal, que registrou 4,8%). Fique atento: além de ganhar novos clientes, é importante cuidar daqueles que são fiéis à marca. Portanto, prepare a loja para receber um fluxo maior de consumidores, verificando se terá como fazer o atendimento. O período natalino tem números que não podem ser desprezados:- foram registrados no e-commerce, em 2018, um total de 5,3 milhões de pedidos;
- as vendas para a data alcançaram um ticket médio de R$ 475,00;
- a variação financeira foi de 18%, enquanto o volume de pedidos cresceu 4%.
Quais são as datas comemorativas mais importantes de 2020?
Listamos abaixo as datas comemorativas que merecem atenção especial do e-commerce, por atenderem muitos setores e movimentarem o mercado consumidor. Mas vale a pena também consultar endereços como o Calendário de 2020, analisando se o seu e-commerce pode aproveitar melhor alguma ocasião especial.- Volta às aulas – 3 de fevereiro;
- Carnaval – 25 de fevereiro;
- Dia da Mulher – 8 de março;
- Dia da Mentira – 1 de abril;
- Páscoa – 12 de abril;
- Dia do Trabalho – 1º de maio;
- Das Mães – 10 de maio;
- Dos Namorados – 12 de junho;
- Dos Pais – 9 de agosto;
- Primavera – 21 de setembro;
- Dia das Crianças – 12 de outubro
- Halloween – 31 de outubro
- Black Friday – 27 de novembro
- Cyber Monday – 30 de novembro
- Natal – 25 de dezembro
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