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Datas comemorativas: saiba como aproveitar melhor essas oportunidades no e-commerce

Por: Gustavo Chapchap

Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Projetos, trabalha com comunicação há mais de 20 anos e com e-commerce desde 2006. Redigiu o projeto que originou o Dia do Profissional Digital #404DigitalDay aprovado no plenário da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo em 2014. Colaborou com o lançamento do Guia de e-Commerce ABRADi-SP Sebrae-SP escrevendo o capítulo de plataformas, atua como CMO na JET. Em 2019 foi premiado como MVP no Fórum E-Commerce Brasil.

Atrair o público que está mais propenso às compras. Essa é uma boa razão para trabalhar ações promocionais nas datas comemorativas.

O varejo sempre aproveitou essas oportunidades e a estratégia não muda no ambiente online. Pelo contrário, é possível intensificar as atividades nesses períodos, aproveitando que existem mais canais para acessar o público com ações diretas.

Mas, atenção, porque explorar adequadamente as datas comemorativas exige cuidado no planejamento. Não basta fazer posts temáticos nas redes sociais, por exemplo.

Para ajudar você a organizar suas ações, reunimos neste artigo informações importantes sobre o assunto. Vamos mostrar como o comércio eletrônico pode se planejar para aproveitar essas oportunidades ao longo do ano e dar dicas sobre as principais datas comemorativas de 2020. Confira!

Como deve ser o planejamento para as datas comemorativas?

Um bom trabalho de planejamento, como você sabe, deve ser feito com antecedência. Para quem atua com vendas, é prioritário que isso aconteça para que a loja esteja preparada para responder à demanda do mercado.

Assim, quanto mais organizada for a sua estratégia de vendas, melhor. Isso significa, por exemplo, que você conseguirá negociar com seus fornecedores e engajar a equipe e os prestadores de serviço do seu negócio.

Para que tudo dê certo, fique atento a esses pontos:

Atualize-se sobre o comportamento do seu público

Analisar as particularidades do seu público-alvo é fundamental para ter boas estratégias de vendas e de comunicação. Na hora de abrir um e-commerce, essas informações são imprescindíveis para elaborar o plano de negócios da operação.

E depois que a loja está há algum tempo no ar? É importante atualizar os dados de forma contínua. Um dos erros que se comete na gestão das lojas é ignorar essa necessidade de monitoramento.

Não basta olhar apenas para os resultados, é preciso avaliar a satisfação do cliente, entender o seu comportamento. Para obter informações, faça pesquisas, inclusive aproveitando os canais digitais, como o e-mail.

Pensando nas ações para datas comemorativas, uma boa estratégia é fazer levantamentos informais sobre as intenções de compra dos seus clientes para determinados períodos.

Prepare o seu calendário anual

Entendidas as demandas do seu cliente potencial, é importante se organizar para atendê-las. E não estamos falando apenas de fazer a oferta, e sim de trabalhar para despertar o interesse do cliente.

Para explorar melhor as oportunidades, o melhor é elaborar um calendário anual. Se for feito com antecedência, fica bem mais fácil cuidar da seleção de produtos e estudar as ações que podem ser realizadas na atração dos consumidores.

Outra vantagem importante: você vai conseguir priorizar as datas comemorativas mais relevantes para o seu negócio, criando ações efetivas para cada ocasião.

Capriche na comunicação da loja

Como dissemos, para ter sucesso, não basta fazer postagens especiais nas redes sociais. O ideal é pensar em iniciativas que possam gerar expectativa no público, preparando-o para a campanha.

Esse trabalho deve ser feito com antecedência, até para que você consiga aproveitar os recursos da sua plataforma de e-commerce.

Além dos relatórios que ajudam a monitorar o comportamento das vendas, é importante aproveitar as ferramentas de comunicação.

Fique atento: a comunicação direta com o público e as ações de publicidade são relevantes, mas a loja também deve estar preparada para aquela data em termos de “decoração”. No ambiente virtual, os banners específicos fazem a diferença nessas ocasiões.

Engaje o seu time

O alinhamento das áreas é fundamental para trabalhar as datas comemorativas. Não se esqueça de que é importante, por exemplo, organizar o catálogo de produtos, destacando os itens que terão mais saída naquele período.

Vendas, atendimento, marketing e logística precisam ser envolvidos nas iniciativas para que possam contribuir de forma efetiva para os resultados.

Para que isso aconteça, todos devem estar cientes das ações e entender a importância da sua função para que a loja consiga superar as metas traçadas para o período.

Atenção com os detalhes

Ao organizar suas ações, considere:

Datas comemorativas, como Carnaval, Dia das Crianças ou mesmo Halloween podem ser usadas de forma diferenciada para abordar o seu público. As redes sociais precisam de ações específicas para a data. É uma oportunidade de interagir com o público, propor abordagens bem-humoradas.

Trabalhar com elementos lúdicos nessa época é uma opção, até porque as pessoas começam a entrar no clima de brincadeira.

A Black Friday é a principal data do comércio eletrônico. Portanto, exige atenção redobrada de todas as áreas. Os preparativos devem começar no início do ano. Registramos em 2018 um crescimento de 13% no volume de pedidos e a expectativa é que o resultado de 2019 seja ainda maior.

Para se ter ideia, segundo dados da Ebit, as vendas no período representaram 4,9% do total de vendas do e-commerce – o maior percentual entre as datas comemorativas (ganhou até do Natal, que registrou 4,8%).

Fique atento: além de ganhar novos clientes, é importante cuidar daqueles que são fiéis à marca. Portanto, prepare a loja para receber um fluxo maior de consumidores, verificando se terá como fazer o atendimento.

O período natalino tem números que não podem ser desprezados:

  • foram registrados no e-commerce, em 2018, um total de 5,3 milhões de pedidos;
  • as vendas para a data alcançaram um ticket médio de R$ 475,00;
  • a variação financeira foi de 18%, enquanto o volume de pedidos cresceu 4%.

Uma das vantagens do Natal é que existem boas oportunidades para todos os nichos de produtos. Além dos presentes e dos gastos com a arrumação da casa, é uma época na qual o consumidor tem mais dinheiro no bolso, por causa da 2.ª parcela do 13.º.

Quais são as datas comemorativas mais importantes de 2020?

Listamos abaixo as datas comemorativas que merecem atenção especial do e-commerce, por atenderem muitos setores e movimentarem o mercado consumidor.

Mas vale a pena também consultar endereços como o Calendário de 2020, analisando se o seu e-commerce pode aproveitar melhor alguma ocasião especial.

  • Volta às aulas – 3 de fevereiro;
  • Carnaval – 25 de fevereiro;
  • Dia da Mulher – 8 de março;
  • Dia da Mentira – 1 de abril;
  • Páscoa – 12 de abril;
  • Dia do Trabalho – 1º de maio;
  • Das Mães – 10 de maio;
  • Dos Namorados – 12 de junho;
  • Dos Pais – 9 de agosto;
  • Primavera – 21 de setembro;
  • Dia das Crianças – 12 de outubro
  • Halloween – 31 de outubro
  • Black Friday – 27 de novembro
  • Cyber Monday – 30 de novembro
  • Natal – 25 de dezembro

Como você viu, o mais importante ao trabalhar as datas comemorativas para elevar as vendas no e-commerce é ter foco. Daí a importância do planejamento: ao elaborá-lo o seu time vai analisar o que pode ser feito em cada ocasião, definindo as metas que serão perseguidas.

Publicado originalmente no blog da Jet.


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