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Como pequenas empresas e startups podem se beneficiar com live commerce?

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Por: Renan Cardarello

Fundador e diretor executivo da Assessoria de Marketing iOBEE e da PóLEN SCHOOL

É CEO da iOBEE, Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.

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O live commerce, longe de ser uma tendência passageira, é uma estratégia de vendas online que vem ganhando cada vez mais força no dia a dia das empresas brasileiras. Com a chegada do TikTok Shop ao país, neste ano, o modelo pode se apresentar como uma solução ainda mais vantajosa para quem já o utilizava e como uma grande oportunidade para os negócios que nunca investiram nesse modelo de vendas, criando experiências mais interativas, imersivas e práticas que atraiam e retenham cada vez mais clientes.

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Imagem: Freepik.

Tendo seu início em 2016, na China, esse método se assemelha muito ao procedimento de vendas pela TV que a Polishop realizava, com o grande diferencial sendo o público ter a possibilidade de tirar dúvidas e conversar sobre o produto com o vendedor em tempo real. Basicamente, é uma livestream em que o streamer apresenta o item em questão, conversa com as pessoas no chat, tira dúvidas, apresenta seus pontos de vista sobre algum método de uso em especial, explica para quem é recomendado, e muitas outras ações.

Segundo um artigo da Forbes, o mercado global de live commerce movimenta cerca de US$ 157 bilhões de dólares ao ano, o que o torna de grande interesse para o marketing. A sua utilização para alavancar vendas e atingir resultados excepcionais deve ser destacada e, por isso, o marketing deve colocar o método dentro de seu arsenal. Com essa estratégia, inclusive, construir relacionamentos autênticos e engajar clientes de maneiras nunca antes imaginadas se torna factível.

O impacto do TikTok Shop no Brasil

Com a popularização do TikTok no Brasil durante o isolamento social, seu uso vem se intensificando ainda mais, em um meio direcionado à criação de conteúdos rápidos que atraiam a atenção dos usuários e os convertam em uma jornada de compra. Segundo um artigo da Shopify, as pessoas passam cerca de 55 minutos por dia criando e assistindo a vídeos nessa plataforma, com uma estimativa de que esse tempo médio continue aumentando.

Levando em conta que a rede possui um foco em conteúdos de curta duração, 55 minutos são uma enorme quantia de tempo em que o usuário passa focado dentro do aplicativo. Essas características-chave contribuem para que criar uma base de seguidores dentro desse espaço não seja difícil, uma vez que os conteúdos são feitos para rápido consumo. E isso é algo fundamental para poder iniciar a estratégia de live commerce, uma vez que, para realizar transmissões ao vivo, o usuário precisa de mil seguidores e, para a utilização do TikTok Shop, é necessário possuir cinco mil seguidores.

Estratégias eficazes para vendas ao vivo

A partir do momento em que esses requisitos são atendidos, diversas estratégias podem ser aplicadas para aumentar as vendas, apoiando-se em diversos modelos que o marketing apresenta, como AIDA, 4Ps, 7Ps, STP, métricas piratas ou AARRR. Gatilhos mentais também são ferramentas valiosas nas vendas ao vivo. Quando bem aplicados, podem aumentar o engajamento do público e sua percepção de valor sobre o produto oferecido.

O modelo de live commerce pode ser a estratégia perfeita para algumas empresas ou revendedores, e ela não deve, em nenhum momento, ser subestimada. Quanto mais envolvimento um vendedor consegue criar com o potencial cliente, paralelamente, também crescem as chances de uma venda realizada com sucesso. Dessa forma, CMOs, times de marketing e empresários vão precisar cada vez mais avaliar se essa estratégia pode ser o grande diferencial que sua marca pode apresentar dentro do nicho em que atuam, ganhando muito mais reconhecimento de marca e indicações entre o público-alvo comportamental ideal.

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