A tecnologia é o pilar principal de aceleração desta nova dinâmica no mercado e têm ajudado as empresas a entenderem melhor quais são os desejos e expectativas reais dos clientes, que naturalmente se tornaram mais exigentes em relação à informações detalhadas, excelência no atendimento e experiências de compra únicas e memoráveis.
As mudanças de comportamento do consumidor já vêm sendo percebidas há algum tempo e foram consolidadas com as restrições de presença em lojas físicas e a maior participação das vendas online. Segundo estudo realizado pelo IDC, 88% dos brasileiros já compram online, posicionando o Brasil como o país líder de aderência ao comércio eletrônico na América Latina.
É possível que você já tenha notado algumas alterações em modelos de negócios, ações adaptadas aos ambientes on e offline, além de operações mais automatizadas e interligadas, como a estratégia ship from store, que busca integrar o estoque de lojas físicas e e-commerce, transformando as lojas em mini centros de distribuição, reduzindo custos operacionais e proporcionando uma entrega mais rápida e eficaz.
Além de conectar as pessoas efetivamente, a tecnologia é usada massivamente nas empresas para a análise de dados, estudo dos hábitos de consumo de clientes e para subsidiar o aumento do alcance das marcas através de campanhas baseadas nas preferências dos consumidores, resultando em comunicações mais assertivas e focadas em atender as necessidades de cada nicho.
Como a transformação digital do varejo impacta as marcas
Ainda é difícil afirmar como o varejo vai se comportar depois desses quase dois anos tão desafiadores, afinal, o segmento se transforma a cada dia, mas fato é que uma nova dinâmica entre clientes e marcas chegou e veio para ficar.
A tecnologia é o pilar principal de aceleração desta nova dinâmica no mercado e têm ajudado as empresas a entenderem melhor quais são os desejos e expectativas reais dos clientes, que naturalmente se tornaram mais exigentes em relação à informações detalhadas, excelência no atendimento e experiências de compra únicas e memoráveis.
As mudanças de comportamento do consumidor já vêm sendo percebidas há algum tempo e foram consolidadas com as restrições de presença em lojas físicas e a maior participação das vendas online. Segundo estudo realizado pelo IDC, 88% dos brasileiros já compram online, posicionando o Brasil como o país líder de aderência ao comércio eletrônico na América Latina.
É possível que você já tenha notado algumas alterações em modelos de negócios, ações adaptadas aos ambientes on e offline, além de operações mais automatizadas e interligadas, como a estratégia ship from store, que busca integrar o estoque de lojas físicas e e-commerce, transformando as lojas em mini centros de distribuição, reduzindo custos operacionais e proporcionando uma entrega mais rápida e eficaz.
Além de conectar as pessoas efetivamente, a tecnologia é usada massivamente nas empresas para a análise de dados, estudo dos hábitos de consumo de clientes e para subsidiar o aumento do alcance das marcas através de campanhas baseadas nas preferências dos consumidores, resultando em comunicações mais assertivas e focadas em atender as necessidades de cada nicho.
A tecnologia é o pilar principal de aceleração desta nova dinâmica no mercado e têm ajudado as empresas a entenderem melhor quais são os desejos e expectativas reais dos clientes, que naturalmente se tornaram mais exigentes em relação à informações detalhadas, excelência no atendimento e experiências de compra únicas e memoráveis.
As mudanças de comportamento do consumidor já vêm sendo percebidas há algum tempo e foram consolidadas com as restrições de presença em lojas físicas e a maior participação das vendas online. Segundo estudo realizado pelo IDC, 88% dos brasileiros já compram online, posicionando o Brasil como o país líder de aderência ao comércio eletrônico na América Latina.
É possível que você já tenha notado algumas alterações em modelos de negócios, ações adaptadas aos ambientes on e offline, além de operações mais automatizadas e interligadas, como a estratégia ship from store, que busca integrar o estoque de lojas físicas e e-commerce, transformando as lojas em mini centros de distribuição, reduzindo custos operacionais e proporcionando uma entrega mais rápida e eficaz.
Além de conectar as pessoas efetivamente, a tecnologia é usada massivamente nas empresas para a análise de dados, estudo dos hábitos de consumo de clientes e para subsidiar o aumento do alcance das marcas através de campanhas baseadas nas preferências dos consumidores, resultando em comunicações mais assertivas e focadas em atender as necessidades de cada nicho.