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ChatGPT: Como a inteligência artificial pode integrar os serviços de marketing digital

Por: Diego Silva

Diretor associado de tecnologia da Jüssi

Cientista da Computação por formação, possui mais de 16 anos de c­arreira em Engenharia de Software e Desenvolvimento. Hoje, ocupa o cargo de Diretor Associado de Tecnologia na Jüssi, estando à frente das áreas de Desenvolvimento, Web Analytics, Engenharia de Dados e SEO. Em sua trajetória na Jüssi, já atuou com grandes clientes, como Brastemp, Consul e Compra Certa, do grupo Whirlpool.

Os meios de pesquisa e busca por informação evoluem cada vez mais rápido, e com o apoio da tecnologia novas ferramentas para essa finalidade estão sempre surgindo, gradualmente mais aprimoradas. Agora é a vez do ChatGPT.

Confira impactos e benefícios do novo robô de conversação, o ChatGPT, e saiba como integrá-lo às atividades da sua empresa.

Com capacidades avançadas de processamento de linguagem natural, o ChatGPT é um novo modelo de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI, que possibilita interações virtuais por texto a partir de respostas – do tipo humano – às perguntas do usuário. E com tantos recursos, essa tecnologia pode se tornar uma poderosa ferramenta de trabalho para as empresas, inclusive no marketing digital.

O que é e como funciona do ChatGPT

O ChatGPT é um chatbot de inteligência artificial de conversação avançada que utiliza algoritmos de aprendizagem – pautados em dados disponíveis na internet que são mantidos em seu banco de dados- para compreender e gerar respostas semelhantes às humanas. Com isso, fornece informações relevantes com base nas perguntas e permite ter conversas significativas.

Além disso, os diferenciais do ChatGPT são a possibilidade de personalização e treinamento sobre conhecimentos específicos, o que proporciona melhor experiência de uso, versatilidade de formatos de textos a serem gerados, como redação, poesia, descrição de produtos e até códigos de programação, e a capacidade multimodal de compatibilidade com uma variedade de entradas, incluindo texto, voz e imagens, e integração com diferentes plataformas, tais como assistentes de voz, chatbots e aplicações de mensagens.

Integração da ferramenta com os serviços da empresa

A tecnologia não é algo a ser temido. Pelo contrário, se a estratégia é inovar e estar à frente, a solução é integrá-la ao negócio e extrair seus benefícios para evolução contínua.

Em agências de marketing digital, assim como em empresas de outros segmentos, o ChatGPT pode ser incorporado para aprimorar e automatizar processos mais simples, possibilitando que os profissionais dediquem maior tempo e concentração a tarefas realmente complexas com mais produtividade.

Algumas possibilidades de aplicações do ChatGPT no marketing digital

Pesquisas: Seja para buscar um conhecimento específico sobre a indústria dos clientes ou prospects, ou fornecer respostas mais rápidas às dúvidas desse público, o ChatGPT é uma ferramenta de busca instantânea que pode ser aderida para melhorar a eficiência do processo. Além disso, é totalmente adaptável a temas e contextos a partir do aprendizado que obtém com as conversas, resultando em informações mais precisas, relevantes e personalizadas para o cliente.

Produção de conteúdo: Com a capacidade de compreensão do contexto e a geração de textos consistentes, essa ferramenta também pode ser valiosa para auxiliar a criação de conteúdos – por exemplo, boletins informativos, legendas e descrições.

Programação: Por ser flexível, o ChatGPT pode integrar outras aplicações de IA de conversação, como chatbots, para entregar respostas em linguagem natural às perguntas dos clientes a fim de melhorar a experiência de serviço e economizar recursos, e assistentes de voz, que simplificam o controle de tarefas e repetem comandos relacionados às atividades da empresa. Além dessas possibilidades, a ferramenta funciona como base para a construção de novas aplicações personalizadas e e-commerces.

Engenharia de dados: As capacidades de processamento de linguagem e aperfeiçoamento para tarefas específicas tornam o ChatGPT versátil para o uso em atividades cotidianas de profissionais de engenharia de dados, como geração e otimização de Queries SQL e scripts em Python, coleta de dados adicionais para formação de novos modelos de aprendizagem de máquina, classificação de texto em diferentes categorias e organização de dados.

SEO: No campo de análise de SEO (Search Engine Optimization), a nova tecnologia também tem importantes contribuições para melhorar a visibilidade e aumentar tráfego e conversão de um site, por meio dos resultados de busca orgânica, e algumas delas são: criação de conteúdo com otimização de palavras-chave para websites, identificação de palavras-chave mais relevantes e frequentemente utilizadas de acordo com a busca e o resultado a ser obtido, análise de conteúdo e palavras-chave utilizadas pelos concorrentes de determinada indústria ou nicho, e visibilidade de dados do site nos resultados de pesquisa.

Com tantas habilidades, as possibilidades de incorporação dessa nova inteligência artificial aos serviços de marketing digital, bem como outros, são diversas e podem acarretar em vantagens como automação de processos e melhoria de eficiência e experiência gerada ao cliente e/ou usuário. No entanto, é válido ressaltar que a ferramenta atua como complemento do trabalho já realizado por profissionais capacitados, a fim de agilizar atividades rotineiras e contribuir para novos projetos.

Por ainda estar em fase inicial, o ChatGPT pode apresentar falhas e imprecisões, mas a expectativa é de atualizações regulares para aprimoramento do sistema. A ferramenta está disponível para ser testada gratuitamente através do site https://openai.com/blog/chatgpt/.