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Aumente as vendas da loja online usando unboxing

Por: Juliana Spadotto Pineda

Analista de Marketing Digital na Escola de E-commerce

Graduada em Publicidade e em Jornalismo, atua como produtora de conteúdo e analista de SEO na Escola de E-commerce, um dos maiores portais sobre e-commerce do país.

As lojas online têm crescido consideravelmente nos últimos anos, e já se consolidaram como uma parcela significativamente grande do varejo. Cada vez mais, os consumidores vêm trocando as lojas físicas pelo varejo digital, fazendo com que ano após ano o comércio eletrônico bata novos recordes.

Em meio a tudo isso, os comerciantes começaram a lidar com um ambiente de concorrência muito mais acirrada. Afinal, dentro do comércio digital, bastam poucos cliques para se perder o cliente. A experiência que o cliente terá na realização da compra passou a ter uma importância ainda maior, tanto para que ele conclua a compra quanto para que volte a consumir em sua loja.

Por isso, tem se tornado cada vez mais comum a busca por diversas formas de melhorar a experiência do cliente com a compra, além de tentar fidelizá-lo.

Para entender melhor essas inovações do varejo digital, confira este conteúdo completo sobre o varejo 4.0.

Uma das abordagens que têm tido melhores resultados parece ser a unboxing experience, que pode aumentar e muito a chance de você conseguir fidelizar o cliente.

Não sabe o que é unboxing experience? Não sabe quais as vantagens de se usar? Como impacta o seu e-commerce? Nem como aplicar? Calma que nós vamos te explicar tudo isso, então siga com a gente para descobrir mais!

O que é unboxing?

Antes de discutirmos qualquer coisa a respeito das vantagens ou da efetividade da estratégia, precisamos entender com clareza o que é unboxing. Traduzindo do inglês, a palavra descreve o ato de retirar alguma coisa de dentro de uma caixa. Sendo assim, quando falamos em unboxing experience, estamos falando da experiência de retirar algo da caixa.

À primeira vista pode parecer bobo, mas calma, não se trata apenas do sentimento de tirar qualquer coisa da caixa, mas especificamente a sua compra. Quando compramos algo, precisamos aguardar que a entrega seja realizada até termos o produto em mãos, certo? Independentemente se leva alguns dias, ou semanas, sempre criamos uma grande expectativa em torno disso.

Sendo assim, com tanta expectativa, o mais normal é que ou a gente sinta que as expectativas foram atendidas ou não, com cada um dos cenários gerando reações extremas. Enquanto no primeiro caso a pessoa pode amar a entrega, no segundo ela pode odiar completamente, justamente por conta de toda essa expectativa, que dá pouco espaço para reações menos drásticas.

Sendo assim, toda a embalagem, e o processo envolvido em retirar o produto dela, faz diferença em relação à experiência da pessoa na recepção do produto. E nós não estamos falando apenas de ter uma embalagem bonitinha, mas também da sensação de a encomenda ter sido bem cuidada e da preocupação da loja com o cliente.

Não é por acaso que existem hoje diversos canais no YouTube que são famosos por fazerem vídeos justamente de unboxing de encomendas! E quem mais sai ganhando com isso são os clientes, e também as marcas! Mas esses já são assuntos para os próximos tópicos…

Quais os números de visualizações de vídeos unboxing no YouTube?

Quando estávamos falando da força do unboxing experience, citei como exemplo a existência de diversos canais sobre o assunto no YouTube. De fato, há um verdadeiro acervo de canais e vídeos que tratam sobre o assunto, e mostram a sua experiência ao receber de determinada encomenda, retirando-a da caixa pela primeira vez durante o vídeo.

Pegando como exemplo o caso do canal de YouTube Unbox Therapy, nós estamos falando de um canal que possui mais de 18 milhões de inscritos! Como se esse número por si só já não fosse suficientemente assustador, quando olhamos os seus vídeos, as coisas continuam ainda tão surpreendentes quanto!

Postando vídeos praticamente um dia sim e um dia não, seus vídeos batem um milhão de visualizações sem nenhuma dificuldade. Além disso, não são poucos os vídeos que ultrapassam a barreira das dez milhões de visualizações, com alguns deles passando até mesmo dos 20 milhões.

Tudo isso sem falar que o seu vídeo mais visto tem mais 70 milhões de visualizações; são números estratosféricos, não é mesmo? Isso tudo não só mostra a força que a experiência unboxing tem, como também sinaliza uma grande oportunidade para as marcas que têm seus produtos nesses vídeos!

Como usar vídeos de unboxing como uma oportunidade?

Se você for um leitor atento, já deve ter enxergado nos vídeos de unboxing experience uma grande oportunidade para a divulgação da sua marca. Afinal, existem muitas pessoas que assistem e acompanham esse conteúdo e que, portanto, podem apresentar a sua marca enquanto assistem.

Ainda mais se o unboxing da sua empresa for bem, as chances de alguém assistir a um vídeo e se interessar pela sua marca são bem grandes! Isso sem falar na possibilidade de você mesmo começar a realizar vídeos de unboxing da sua empresa, como forma de gerar engajamento e atrair um novo público.

Como fazer vídeos de unboxing?

A maior parte das pessoas costuma assistir com, pelo menos, alguma frequência a vídeos no YouTube ao longo de um dia normal. Algumas pessoas vêm com mais frequência do que outras, mas em essência a ideia é a mesma: em algum grau, quase todo mundo consome conteúdo em vídeo.

A frequência com a qual as pessoas assistem a vídeos relacionados a um produto que desejam comprar também é bem grande. Isso ocorre, justamente, para ajudar a sanar determinadas dúvidas que o indivíduo possa ter a respeito do produto ou da própria entrega.

Produzir os seus próprios vídeos pode ser uma ótima forma de utilizar essas informações ao seu favor, e conseguir expandir o alcance da sua marca, mas como fazer isso? O primeiro passo é garantir que o espectador vá conseguir enxergar com clareza tudo o que precisa durante o vídeo. Portanto, a iluminação e os ângulos mostrados durante a gravação são importantíssimos.

Além disso, é fundamental narrar todas as características do produto e do unboxing, entretanto, isso não é suficiente. Mais de 80% dos vídeos do Facebook são reproduzidos sem som, segundo a própria rede social. Isso significa que, para alcançar o maior público possível, você deve colocar legendas em seu vídeo, garantindo que todos absorvam o conteúdo.

Por fim, existem alguns programas de edição de vídeo que são gratuitos e, se bem utilizados, podem dar um ar bem mais profissional para os vídeos. O mesmo vale para as músicas de fundo, que também podem ser encontradas de graça, e contribuem bastante para a construção do clima do vídeo.

Quais as vantagens de investir nas experiências de unboxing?

Nós já estávamos falando até mesmo sobre gravar vídeos mostrando a experiência de unboxing que a sua marca pode proporcionar, mas e se voltarmos algumas casas agora? Pode ser que você ainda não esteja tão convencido assim de que realmente vale a pena investir nessa prática.

Pensando nisso, nós decidimos separar algumas das principais vantagens de se investir em uma boa experiência de unboxing para o cliente. Dessa forma, você poderá avaliar cada uma delas, e decidir se realmente vale a pena investir ou não nessa modalidade, o que acha? Nós temos convicção de que você vai sair daqui convencido!

Então chega de enrolação, e bora descobrir quais são essas vantagens!

1. Reforça a sua marca

Abrir um varejo exige muito planejamento e dedicação, ainda mais quando pensamos na competitividade tremenda que cerca o ambiente e-commerce. O cliente possui uma farta variedade de opções, o que é ótimo para quem está consumindo, mas torna árdua a vida daqueles que desejam vender.

Com tantas opções diante de si, um dos elementos que mais podem fazer a diferença para o cliente é o quanto ele já ouviu falar, conhece, ou confia em uma determinada marca. Basicamente, estamos falando de fazer com que os clientes tenham a sua loja já na mente, fazendo que eles busquem ir atrás dela, e não na do seu concorrente.

Para que isso aconteça, a sua marca precisa estar bem posicionada e reforçada para o cliente, mas como fazer isso? E, principalmente, como utilizar a experiência de unboxing pode ajudar nessa missão? Calma que nós vamos te explicar!

Um serviço de unboxing bem prestado, que faça o seu cliente sentir que o produto foi bem cuidado, e tratado com atenção, já pode gerar reações positivas, colaborando para a imagem da sua marca. Entretanto, ainda é possível ir mais longe, usando lembrancinhas, e até cupons em seus unboxings, visando fidelizar o cliente.

2. Valoriza os seus clientes

Para muita gente, a embalagem pode ser algo extremamente dispensável e que não merece muita atenção. Não é à toa que é tão comum o uso de embalagens muitas vezes sem identidade, para não dizer desleixadas, que estão ali apenas para cobrir o produto

Entretanto, ter um cuidado, e atenção especial, com o embrulho dos seus produtos pode ter um impacto maior do que o esperado, além de passar uma mensagem positiva para os seus clientes. Qualquer coisa que fuja dos padrões de uma mera caixa de papelão pode gerar uma sensação diferente ao comprador, e agregar valor ao seu serviço.

Estamos falando de fazer o seu público se sentir valorizado, sentir que seus produtos são tratados com carinho e cuidado até chegarem a eles. Embalagens mais elaboradas mostram, para além de tudo isso, que a sua empresa esteve disposta a gastar um tempo maior, um pouco mais de dinheiro, apenas para fazer com que eles se sentissem especiais.

Pensando principalmente em entregas, onde a embalagem é o último contato entre a loja e o comprador, isso pode fazer uma grande diferença.

3. Gera curiosidade sobre os seus outros produtos

Se você tem um e-commerce, deve saber que uma das melhores estratégias que você pode ter é tentar despertar o interesse do consumidor em outros produtos, além do principal. Ou seja, fazer com que ele queira consumir, ou se sinta pelo menos curioso por outros produtos, que não aquele primeiro que ele foi comprar.

Na época em que as pessoas compravam apenas em lojas físicas, isso já era difícil de se fazer, entretanto, havia muitos recursos e estratégias que ajudavam nisso – a exposição dos produtos na loja, a lábia do vendedor, ou até mesmo a ideia de “aproveitar a viagem”, tudo isso corroborava para essa abordagem.

Sendo assim, como fazer para despertar o interesse do seu cliente em outros produtos por meio das compras online? É aí que as experiências de unboxing podem ser úteis! Pense comigo: dando atenção a essa experiência do consumidor, você pode tentar utilizar propagandas de outros produtos nas embalagens, informações, ou até enviar amostras grátis para o cliente.

Além disso, você consegue melhorar a experiência de quem consome, ajuda a fidelizá-lo, e ainda o apresenta a novos produtos, fazendo-o se interessar neles. Com isso, é possível potencializar as estratégias de vendas cruzadas, e melhorar as vendas do seu comércio.

4. Conta a história do seu e-commerce

Não é incomum vermos em propagandas por aí algumas marcas tentando contar a sua história e expor os seus valores, para gerar uma conexão com o seu público. Algumas vezes isso pode ser mais efetivo, às vezes menos. A grande questão, independentemente de qualquer coisa, é que isso é feito justamente durante o momento da venda, fazendo parecer que tudo é apenas pela prática comercial.

Entretanto, não é como se você ou a sua empresa tivessem apenas esse momento das propagandas para buscar passar a sua mensagem para as pessoas. Existem outras circunstâncias onde isso pode ser feito, e muitas vezes até mesmo de forma mais efetiva, e o unboxing expectation é uma delas.

Na própria embalagem do seu produto, é possível fazer isso! Contando a história da sua marca por meio de pequenos textos auxiliados por algumas ilustrações, é possível reter a atenção do cliente, e fazer com que ele se identifique com a história ou os valores representados nela.

Isso é extremamente benéfico para a sua empresa, que começa a construir uma relação de maior vínculo com o seu público.

5. Fideliza o cliente

Nós já citamos esse termo diversas vezes ao longo dos últimos tópicos, mas porque, de fato, essa é uma das principais vantagens de uma boa experiência de unboxing. Muitas empresas estão quebrando a cabeça em diversas estratégias e abordagens tentando fidelizar o cliente, e se esquecem do principal, que é garantir a melhor experiência possível para ele.

Com uma boa experiência de unboxing, as chances de o indivíduo voltar a consumir com você são altíssimas! Seja porque se identificou com a empresa, porque deseja usar os cupons que ganhou, ou até mesmo por ter meramente achado a embalagem muito bonita – tudo isso auxilia no processo de fidelização.

Além disso, existe um outro processo que acontece quase que ao mesmo tempo em que o cliente é fidelizado, e se trata de transformá-lo em um embaixador da sua empresa. Quando falamos de embaixador, estamos falando de alguém que não só vai priorizar consumir com você, como também vai recomendar a sua loja para outras pessoas, e até mesmo defendê-la de eventuais críticas.

Isso obviamente faz muita diferença para os negócios de qualquer empresa, e por isso é tão desejado. Definitivamente não é fácil alcançar esse objetivo, mas tudo começa em garantir ao cliente a melhor experiência possível desde o primeiro clique.

Quais os cinco passos para estimular o unboxing no seu e-commerce e aumentar as vendas da sua loja?

Após ser apresentado a todas essas vantagens, acho muito difícil você não ter sido convencido a adotar essa estratégia. Mas talvez tenha surgido em você algumas dúvidas de como fazer para oferecer essa experiência tão especial que é um bom unboxing.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você, que podem te ajudar a implementar essa prática na sua empresa! Então siga com a gente para descobrir tudo sobre um bom unboxing experience!

Para aprender outros métodos de ampliar suas vendas online, confira este texto sobre como vender pela internet.

1. Capriche na sua caixa

Ter a sua própria caixa personalizada para transportar os seus produtos é o primeiro passo na hora de começar a melhorar a experiência de unboxing dos seus clientes. É importante que ela tenha a cara da sua loja, com características únicas que chamem a atenção do seu cliente.

Entretanto, é importante lembrar que a função principal da embalagem é proteger o conteúdo durante a viagem. De nada servirá uma caixa única, se o produto chegar danificado ao cliente! Além disso, é importante ter especial atenção ao tamanho da caixa, uma vez que pode interferir nos valores de frete, em função do cálculo de cubagem.

Outro ponto que também pode ser interessante é utilizar caixas feitas de materiais reutilizáveis. Dessa forma, além de ajudar o meio ambiente, você pode estar dando ao cliente a oportunidade de reaproveitar a embalagem em alguma forma de decoração única para a sua casa.

2. Tenha um elemento surpresa

Convenhamos que é praticamente impossível encontrar alguém que não goste de receber algo de graça, ainda mais quando a pessoa nem esperava por isso. É exatamente por esse motivo que utilizar brindes ou outras surpresinhas pode ser um grande diferencial para a sua empresa!

A ideia não é que você gaste uma fortuna com brindes, mas ter algumas lembrancinhas para os seus clientes pode ser uma ótima forma de demonstrar carinho e conquistar o afeto deles. Além de ficarem felizes, os clientes tendem a nutrir uma simpatia pela sua marca, e dar preferência a ela em diversas ocasiões.

Muitas vezes, a surpresa pode até mesmo ser algo de valor mais simbólico, como um pequeno cartãozinho com alguma mensagem especial para o cliente. Independentemente do que seja, ele, com certeza, não esperará por isso, e é muito provável que a sua reação seja bem mais positiva do que negativa.

3. Ofereça cupons de desconto

Essa ideia que eu vou sugerir agora pode parecer um tanto quanto arcaica, mas garanto que ela pode ter um impacto bem surpreendente! E se junto à sua embalagem você mandasse também alguns cupons de desconto físicos? Eu sei que mais ninguém usa cupons físicos, afinal, tudo hoje é digital, mas a ideia se encaixa bem na situação.

Pense comigo: os cupons podem vir na forma de cartões corporativos que são mais baratos e práticos de serem feitos. Com eles, o cliente recebe um desconto para a sua próxima compra na sua loja, ou seja, você já criou um incentivo para que ele volte a consumir com você!

Os resultados podem ser ótimos!

4. Posicione bem os produtos

Imagine que você realizou uma compra online de um produto que você já desejava há muito tempo. Ele demora alguns dias até chegar, mas a impressão que você tem é que se passaram semanas, talvez meses, tamanha a ansiedade. Você finalmente pega a caixa, abre, e então se depara com seu produto jogado, alguns outros papéis como o manual de instruções largados de qualquer forma. Qual seria a sua reação? Péssima, não é?

A organização dos produtos dentro da caixa tem uma contribuição relevante para a experiência de unboxing do comprador. A forma como os itens são distribuídos dentro do espaço da caixa deve não só ser esteticamente agradável, como também funcional.

Ao comprar um celular, por exemplo, dentro da caixa, o primeiro item com o qual você se depara é o próprio aparelho, justamente por ser ele quem você tanto esperava. Logo depois vem o carregador, que é importante para o seu funcionamento, para só então vir o manual de instrução e alguns outros papéis.

É justamente disso que se trata.

5. De o seu toque pessoal

Dar um pouco da sua cara ou da sua personalidade no unboxing experience pode ser feito de diversas formas. Algumas das mais comuns são o uso de bilhetes escritos à mão, papel de seda personalizado, ou até mesmo um CTA (Call-To-Action), convidando o cliente a fazer algo como compartilhar sua experiência nas redes sociais.

Tudo isso ajuda a aproximar o cliente da sua empresa, fazendo-o nutrir simpatia e admiração pelo seu negócio.

Unboxing experience é o nome dado para a experiência do cliente ao abrir a caixa ou retirar o produto da sua embalagem. Apesar de parecer algo com pouca relevância, é um aspecto que muitas pessoas valorizam bastante, e pode ser um forte diferencial na relação da sua empresa com os clientes, ajudando no aumento do seu alcance e na fidelização dos compradores.