Apesar do que a maioria dos SEOs irá te dizer, não é fácil criar conteúdos absurdamente interessantes e nos quais as pessoas querem linkar. Então, muitos “SEOs” parecem ter em seu teclado uma chave que, magicamente, transforma o que você escreveu em algo que é valioso para links. Na verdade, nunca é tão simples assim…
Eu não gosto de ser água mole em pedra dura. Você pode dizer para uma pessoa continuar sempre criando conteúdo excepcional, ou você pode, de fato, mostrar um exemplo. Como eu sou uma pessoa bem sensível, costuma ficar com a segundo opção. Por isso, selecionei dez exemplos fantásticos de iscas de link e o quê os tornam tão espetaculares. Para não tornar a leitura cansativa, eu vou apresentá-los em duas partes. Veja agora, os cinco primeiros links!
Nota: AP significa “autoridade de página”, LDR significa linkar domínios raiz e LT significa links totais. Além disso, eu não inclui .gov, .edu, ou quaisquer outras peças de iscas de link do SEOmoz – além do primeiro que segue abaixo. O mesmo vale para sites com “.edu” e “.gov”.
1. Fatores de busca de posicionamento do SEOmoz – AP: 91. LDR: 2,727. LT: 17,750
O que é isso?
Este é um artigo sobre diferentes fatores de busca de posicionamento pelo SEOmoz. Com atualizações anuais, 132 contribuidores e cerca de vinte páginas de conteúdo em uma URL, isso gera informação sobre o que os mecanismos de busca estão medindo para posicionar os websites. Se você se intitula um SEO e ainda não leu isto, então, eu sugiro que você o faça! Leia duas vezes, para garantir, e espere que ninguém tenha notado essa falha.
Por que foi tão bem sucedido?
Esta isca de link foi altamente bem sucedida devido às visualizações, profundidade de conteúdo, confiança dos contribuidores envolvidos e o website no qual estava hospedado (o SEOmoz é altamente influenciador na comunidade SEO). Além do conteúdo ser muito bom, existe também um motivo ainda maior para todos esses links: o SEOmoz não fez a promoção; os contribuidores a fizeram. No futuro, este deve ser o seu exemplo para criar um estudo sobre colaboração.
2. Gráfico de dose de radiação do Xkcd – AP: 88. LDR: 988. LT: 5,863
O que é isso?
Este gráfico é sobre a radiação que uma pessoa absorve de diferentes fontes. É uma ótima maneira de visualizar quanto veneno de radiação você pode receber de coisas como vôos de avião, raios-x e tomografias.
Por que foi tão bem sucedido?
Ser capaz de visualizar algo que é difícil de entender é um grande diferencial ao criar iscas de link. Ao usar pequenos blocos para juntar quantos “siverts” existem em cada uma dessas diferentes fontes de radiação, faz com que esse gráfico torne o conceito bastante fácil de entender. O segredo aqui é que você pode fazer as pessoas compreenderem seu conteúdo e, de fato, o lerem. E a probabilidade delas gostarem, compartilharem e linkarem aumenta dramaticamente.
3. Guia de frutos do mar da Baía de Monterey – AP: 86. LDR: 631. LT: 9,149
O que é isso?
Se você um dia precisar de um guia sobre qual comida do mar escolher, tomando como base o lugar no qual você mora ou está viajando, este é o lugar para você. Você pode escolher entre oito guias regionais diferentes – dois deles também estão disponíveis em espanhol.
Por que foi tão bem sucedido?
O principal motivo é que eles oferecem uma gama incrível de informações – todas muito completas. Os guias são atualizados regularmente (a última aconteceu em julho de 2011) e são gratuitos. Também existe um mapa interativo para te ajudar a escolher o melhor guia para você.
4. 101 links de dicas de popularidade do SEOBook – AP: 84. LDR: 723. LT: 2,843
O que é isso?
Criada por Aaron Wall e Andy Hagans, esta é uma lista de 101 estratégias de link building. Apesar de já ter cinco anos, ela ainda fornece as melhores dicas de link building da Internet. Para adicionar um pouco de humor, as últimas trinta dicas são maneiras ruins de construir links.
Por que foi tão bem sucedido?
Porque todo mundo ama listas. É simples assim. Ela conseguiu destaque na comunidade correta, é fácil de ler e é sobre um assunto que as pessoas querem saber.
5. Tutorial de RSS de Mark Nottingham – AP: 83. LDR: 540. LT: 7,033
O que é isso?
Publicado em 2005, este foi – e ainda é – a melhor fonte para saber mais sobre o por quê seu blog deveria utilizar um RSS feed. Ele fornece uma análise detalhada e pode ser traduzido para português.
Por que foi tão bem sucedido?
Quando isto foi publicado, o artigo forneceu bastante informação sobre um assunto pouco explorado, apesar das pessoas queriam saber mais a respeito. Ele também fornece alguns fragmentos prontos de código, tornando o conteúdo bastante acionável. Além disso, uma razão para o seu sucesso, que você pode ter notado, é o design de seu website. Não existe desorganização e é muito fácil de ler.
Bom, os próximos cinco links você vê na segunda parte do artigo. Até lá!
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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/10-extraordinary-examples-of-effective-link-bait
Autor: Jon Cooper, é consultor de SEO e mantém um blog, o Point Blank SEO.