As transformações do varejo são mais do que uma meta para o futuro: elas já estão acontecendo. Em um mundo mais informatizado e digital, as mudanças comportamentais e de consumo dos clientes afetam as mais diversas marcas. Quem quer sair na frente, precisa ficar por dentro das novidades que a NRF Big Show apresentou em sua última edição.
Promovida pela National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo dos EUA), a feira trouxe as principais tendências ao redor do globo. Nesta edição, a NRF contou com mais de 35.000 participantes, sendo 10% brasileiros.
Tudo o que acontece no varejo já passou pelos palcos da feira — desde temas recentes como omnichannel, figital e metaverso, até a situação macroeconômica mundial que estamos vivendo que invariavelmente acaba influenciando o setor. Para 2023, a conjuntura de desaceleração econômica promete trazer mais competitividade para a indústria e quem adotar as ferramentas tecnológicas certas é quem vai despontar na indústria.
Para te ajudar nisso e para que você entenda melhor sobre tudo que aconteceu na conferência, a Zendesk preparou um e-book com os principais pontos e o que este novo ano reserva para o varejo.
2023: o fim da abundância
Nos próximos meses, as empresas terão o desafio crescente de sobreviver em meio a um cenário cada vez mais competitivo causado, pelo que Kate Ancketill, CEO da GDR, chama de “o fim da era da abundância”, consequência do impacto dos 3 C’s: ao Conflito, sobretudo a guerra entre Rússia e Ucrânia, ao Clima, devido à crise climática, e ao Covid-19, resultado ainda dos efeitos da pandemia que vivemos nos últimos anos.
Neste sentido, as empresas têm um desafio crescente de sobreviver em meio ao caos e a busca por consumidores e colaboradores se tornou vital para os negócios. Novas mídias, como o Tik Tok, alinhadas com uma nova geração cada vez mais presente no varejo, são vetores de mudança para a comunicação das marcas, por exemplo.
Porém, o desafio vai muito além de estar presente em todos os canais. É preciso entender a velocidade, conveniência e a linguagem ideal de resposta em cada um deles.
Como traçar uma estratégia eficiente para vencer esses desafios?
A automação e a análise de dados permearam grande parte das resoluções apresentadas para os próximos meses mostrando a importância em utilizar as tecnologias que já existem para otimizar os resultados nas empresas.
Para quem quer ficar por dentro do que aconteceu na Expo, o e-book traz um aprofundamento dessas tendências, divididas em 4 pilares de alta relevância:
Ecossistema: soluções de ponta a ponta (end-to-end) em softwares de inteligência e dados continuam em alta e estão crescendo, trazendo grandes marcas para este mercado.
Automação: com muitos benefícios financeiros, a automação já deixou de ser tratada como tendência para se tornar uma realidade, automatizar processos é essencial.
Dados: indispensáveis para a gestão dos negócios, eficiência operacional e potencialização das operações, as empresas estão apostando cada vez mais em soluções neste âmbito.
Inteligência Artificial: prometendo mais agilidade e redução de custos, a IA pode acelerar os processos de atendimento e venda, resolvendo gargalos e gerando mais rentabilidade para as empresas.
O que esperar para o futuro?
Quando o assunto é o futuro, o mais importante evento do setor deixa claro: para os próximos meses, o varejo precisa fazer o básico e fazer bem feito. Ademais, quando o foco é maximizar resultados e minimizar perdas, a eficiência operacional é a melhor aposta, e o atendimento e comunicação são partes essenciais de qualquer negócio.
Além de ser necessário investir em uma forte cultura organizacional e apostar em reter talentos, essas ações devem ocorrer de maneira simultânea. Quanto a temas relevantes, como o metaverso e resale no Brasil, apesar de estarem em segundo plano, fazem parte do futuro do varejo e precisam ser testados e estudados.
Por fim, é necessário salientar que estes desafios afetam as mais diversas empresas e executivos ao redor do globo – e, por isso, é cada vez mais importante se colocar à frente das soluções e tendências.
Aprofunde-se nas mais assertivas contribuições do NRF 2023 que a Zendesk separou através do e-book: “NRF 2023: Muito além das tendências”. Esta é a sua oportunidade para descobrir maneiras para se destacar no varejo e garantir melhores resultados para seu negócio nos próximos meses.