Logo E-Commerce Brasil

Vida útil de produtos não necessariamente corresponde a janela de compra do consumidor, afirma Google

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Casal segurando sacolas e passeando em shopping
Imagem: reprodução

De acordo com pesquisa do Google, em parceria com a Offerwise, 1 em cada 5 compras de bens duráveis são novas – isso significa que são produtos comprados pela primeira vez pelos usuários.

Os dados apontam também que 40% das compras ainda não possuem marca, modelo do produto ou local de compra definido.

Com relação a intenção de compra dos consumidores brasileiros, 33% afirmam que procuram um produto para facilitar a vida e 28% dizem comprar um produto que não tinham anteriormente por necessidade. 

Além disso, o levantamento aponta que 66% das compras devem ser feitas neste ano ou no próximo. Conjuntamente, 80% delas serão recompras – reposição de um produto que o consumidor já possui em casa – sendo 19% pela necessidade de substituição e 16% buscando um upgrade. 

Janela de compra

Intenção de compra por prazo, gráfico do Google
Imagem: reprodução

Outro ponto interessante a ser considerado é a diferença, apontada pela Google, na janela de compra e do período de vida do produto. A substituição dos eletrônicos, eletrodomésticos ou móveis exatamente no momento em que a vida útil estiver próxima a terminar é feita apenas por 18% dos clientes – 1 em cada 5. 

Dentre os entrevistados, 36% afirmou que pretendem comprar um novo item antes da vida útil do produto chegar ao final e 26% pretende comprar um produto apenas após o tempo de vida útil chegar ao final. 

Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo no Google Brasil, explica que “os consumidores que estão desbravando uma nova categoria precisam de muitas informações e estão pesquisando muito”. 

Além disso, segundo o estudo há dois tipos de consumidores: “adiantados” e “atrasados”. Para os mais adiantados, estímulos de promoção e preço funcionam melhor. Já os “atrasados”, procuram por mais informações visando chegar ao produto certo, isso significa que precisam de estímulos diferentes para que as compras saiam do papel. 

“As varejistas têm a oportunidade de assumir o protagonismo na jornada de compra e, com a ajuda de dados e a inteligência artificial, entender melhor o que esses compradores de primeira viagem precisam e para levar essa informação até eles”, comenta a executiva.