Vendas online mantém alta, mas categorias de giro rápido caem pela 1ª vez desde a pandemia
As vendas online cresceram 3,3% entre 14 e 20 de abril em relação à semana anterior, mantendo a tendência de alta no comércio eletrônico brasileiro em meio à pandemia de Covid-19, segundo a Ebit|Nielsen.
O maior faturamento ocorreu graças à alta do ticket médio entre os períodos verificados, de R$ 394 para R$ 410, e as categoria que mais se destacaram nesse período foram Telefonia&Celular (+17,6%), Moda&Acessórios (+12,1%) e Eletrônicos (+7,3%).
Entretanto, pela primeira vez desde o início da fase de restrições impostas pela pandemia em março, os itens de giro rápido (FMCG) registraram retração de 26,9%.
De acordo com Julia de Ávila, líder Ebit|Nielsen, essa queda aconteceu em função da redução do volume de pedidos de 25,4% e pelo efeito estatístico da comparação com o bom desempenho da semana anterior, puxado por maiores pedidos de itens de Páscoa.
"Desde o começo da crise da Covid-19, estamos acompanhando uma tendência de crescimento nas vendas de e-commerce. Apesar desse movimento de aumento ter se mantido, ainda não é possível determinar um padrão de comportamento do consumidor brasileiro no e-commerce", explicou Ávila.
Alguns segmentos, como FMCG, mostram que é necessário cautela para fazer projeções. "As vendas via internet de FMCG apresentavam, até então, grande destaque, mas tivemos essa retração como um movimento natural, após os lares se abastecerem no início do mês”, afirma a especialista.