As vendas totais do varejo do Brasil apresentaram alta de 23,3% entre os dias 16 e 22 de março, na comparação com a semana anterior. O bom desempenho nas vendas neste período foi impulsionado pelas cestas de
Commodities (+66,1%),
Limpeza (+43,1%) e
Mercearia (+34,5%). As informações são da
Nielsen Brasil.
Esse crescimento é o reflexo da mudança no comportamento do consumidor brasileiro, que foi às compras para garantir os produtos para o período de restrições
devido à Covid-19.
O levantamento, que mostra as vendas de aproximadamente 150 estabelecimentos de varejo de todo país (
Autosserviço, Atacarejo e Farmácia), destaca que produtos como arroz, leite, feijão e açúcar responderam pelas melhores performances na cesta de Commodities, com variações de +93,7%, +71,6%, +100,9% e +59,9%, respectivamente. Todos os produtos que integram a cesta de Commodities tiveram expansão acima de 35%.
Produtos de limpeza
Destaques de vendas desde o anúncio do primeiro caso de Covid-19 no país, os produtos que integram a cesta de
Limpeza seguem acentuando o faturamento do varejo nacional. As compras de
álcool de limpeza foram 96,6% maiores nesta terceira semana de março versus à segunda,
desinfetantes teve alta de 80,3%,
água sanitária 54,4%,
detergentes líquidos 52,2%,
concentrados de limpeza 43,2% e
sabão em pó 40,3%.
Mas o grande destaque no segmento de Limpeza, segundo a Nielsen, foi o aumento de 121,6% no volume de
vendas de luvas, alta de 65,4% nas compras de
produtos de máquina de lavar louça e panos de limpeza com expansão de 45%. De acordo Fernanda Vilhena, gerente de atendimento ao Varejo da Nielsen Brasil, isso mostra que a maneira como consumimos está em transformação.
“Neste levantamento, percebemos mudanças efetivas no padrão de consumo dos brasileiros. A primeira a se destacar é o crescimento significativo no volume de compras totais na terceira semana do mês, o que é atípico. Além disso, identificamos uma procura maior por produtos que antes não tinham grande participação nas cestas”, explicou Vilhena.
Alimentos
Com expansão total de 34,5%, a cesta de
Mercearia mostra que as compras de
massas alimentícias aumentaram 72,6% nesta semana, seguidas de
peixes enlatados (69,7%),
massas instantâneas (65,2%),
molhos de tomate (59,9%) e
vitaminas (56,4%). Neste segmento, o maior recuo foi para gomas de mascar, com queda de 24,7%.
A cesta de
Perecíveis Industrializados cresceu 29,1% na terceira semana de março, resultado promovido pelas vendas de
carnes congeladas (52,7%),
pão de forma (38,8%),
pão de queijo (67,1%) e massas para
pizza congeladas (51,2%).
Com recuo de 6,2% em relação à segunda semana de março, a cesta de
Bebidas mostra uma mudança no padrão das compras de produtos deste segmento. Segundo Fernanda Vilhena, houve neste período um aumento significativo nas vendas de
sucos em pó (40,4%) e
sucos concentrados (35,4%), evidenciando a preocupação do consumidor com um desembolso menor na aquisição de bebidas.
A cesta de
Higiene & Beleza teve alta de 21,5%, com destaque para a venda de papel higiênico (76,1%), sabonetes (60,7%) e creme dental (45,4%). Neste mercado, a Nielsen identificou um crescimento de 134,7% nas compras de esponjas, escovas e toucas, e 46,2% nas vendas de lenços umedecidos, entre outros produtos.
Alta na venda de notebooks
Com as restrições de deslocamento e a adoção do trabalho em casa, o Brasil assistiu — a partir de 16 de março deste ano — uma maior busca por
notebooks. O crescimento nas compras de produtos deste tipo foi de 112,4%, o volume é equivalente ao total comercializado na semana da
Black Friday 2019.
“As mudanças no padrão do consumo do brasileiro vão além das aquisições de mantimentos para a casa, passaram a exigir uma preparação para o home office. Enquanto antes os aparelhos celulares e as TV eram as categorias que movimentavam a
cesta de Eletrônicos, durante essa terceira semana de março verificamos que equipamentos para o trabalho e lazer em casa foram os grandes destaques positivos”, pontua Vilhena.
As vendas de consoles de jogos tiveram alta de 137,3%, jogos e periféricos 102,9%. Apesar do desempenho significativo destes produtos, a cesta de
Eletrônicos apresentou recuo de 9% no período— pois TV e celulares são os itens de maior representatividade neste segmento.
Para mais informações sobre análises globais da Nielsen em relação à Covid-19,
acesse este site.
Fonte: Nielsen Total Store Read - Mercado Moderno = Autosserviço + Cash&Carry + Farma Cadeia | 09/Mar a 22/Mar | Nielsen Brasil.
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