Especial

O impacto do Covid-19 no e-commerce

Cobertura em tempo real sobre como o comércio eletrônico no Brasil se comporta com os impactos do Covid-19

Confira todo o conteúdo sobre coronavírus do E-Commerce Brasil

Amazon

Covid-19: acionistas pressionam Amazon sobre saúde de trabalhadores

À medida que cresce o número de casos positivos e mortes pela Covid-19 entre trabalhadores de instalações da Amazon nos Estados Unidos, aumenta a pressão entre trabalhadores, a empresa e seus investidores. Um grupo de acionistas planeja pressionar a Amazon na próxima reunião anual, na quarta-feira (27), sobre suas medidas de segurança contra o coronavírus. Os acionistas querem que a gigante divulgue um relatório detalhando os investimentos em segurança do trabalhador durante a pandemia. Segundo divulgado no site do canal CNBC, um grupo de acionistas da Amazon está ouvindo trabalhadores de armazéns da empresa, que levantaram alertas sobre as condições de segurança nas in
Redação E-Commerce Brasil
imagem de um home office

Covid-19 acelera transformações no comportamento dos consumidores

A população tem sido forçada a mudar drasticamente os seus comportamentos de compra em resposta ao impacto da pandemia de Covid-19 nos seus respectivos mercados. Nesse contexto, a Nielsen Brasil apresenta os resultados do estudo global Vida Pós-Covid-19: Retomar, Reiniciar e Reinventar, que projeta os possíveis cenários em curto, médio e longo prazo em relação ao período pós-pandemia. As perspectivas mostram como as posturas de enfrentamento à doença adotadas por cada país devem impactar no comportamento dos consumidores, tendo em vista que isso influenciará diretamente o tempo de retomada das atividades. De acordo com Domenico Tremaroli, diretor de atendimento aos clien
Redação E-Commerce Brasil

Magazine Luiza acelera vendas online desde abril após impacto da Covid-19

A varejista Magazine Luiza teve forte aceleração das vendas desde abril, com seu braço de comércio eletrônico crescendo fortemente e compensando com sobras o fechamento de lojas físicas devido às medidas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus. O grupo especializado na venda de eletrodomésticos, móveis e eletrônicos informou na segunda-feira (25) que, após um impacto negativo em meados de março, quando as medidas de isolamento começaram, suas vendas totais em abril subiram 7% no comparativo anual, acelerando que acelerou para 46% em maio até dia 20. “Os efeitos dessa nova realidade já se mostraram no resultado final do primeiro trimestre. E dev
Redação E-Commerce Brasil

Amazon deve adiar Prime Day nos EUA para setembro por causa da Covid-19

A Amazon tenta manter sua operação no mesmo nível de antes da pandemia do novo coronavírus. Uma das medidas para isso seria adiar o Prime Day de junho para setembro deste ano. O evento, tradicionalmente feito durante o verão do hemisfério norte, trouxe cerca de US$ 7 bilhões para a companhia em 2019. A decisão de adiar os dois dias de promoção teria sido tomada por causa de problemas nos armazéns e centros de distribuição da companhia, segundo informa o jornal americano The Wall Street Journal. A empresa tem enfrentado dificuldades para dar conta da demanda sem precedentes gerada pela pandemia nos Estados Unidos, atrasando as entregas. Produtos como álcool em gel e papel
Redação E-Commerce Brasil
entregadores ifood

iFood anuncia novo fundo de R$ 50 mi para apoiar restaurantes na pandemia

O iFood anunciou na quarta-feira (20) a expansão do seu fundo de apoio para restaurantes durante a crise do novo coronavírus. O fundo destinará R$ 50 milhões à disposição de seu ecossistema que, ao longo da pandemia, saltou de 130 mil restaurantes para 160 mil. Em março deste ano, a startup havia destinado R$ 50 milhões para os estabelecimentos parceiros. Agora, dois meses depois, afirma que o fundo já está esgotado e que o novo montante será válido para o próximo mês inteiro, com recursos sendo liberados semanalmente para os parceiros. A política de antecipação de pagamentos para os restaurantes em até 7 dias também foi estendida. Antes, os estabelecimentos recebia
Redação E-Commerce Brasil
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Vendas 26/05/2020

Pandemia de Covid-19 é teste de qualidade para e-commerce brasileiro

Desde meados de março, os brasileiros estão encarando uma situação incomum e inédita: o isolamento social. Sim, a necessidade de ficarem em casa o maior tempo possível para evitar o contágio do novo coronavírus. O fato é que a situação pegou todo mundo desprevenido e fez a população repensar seus hábitos de consumo, apostando em novos métodos de compra. Com a maioria das lojas fechada por tempo indeterminado, o comércio eletrônico se tornou o principal canal — exigindo dos lojistas um maior planejamento, cuidado e eficiência em toda a jornada do consumidor. E-commerce em alta Após o baque inicial com o início da quarentena, o e-commerce começou a registrar alta na qu
por Eduardo Fregonesi
Mídias sociais 25/05/2020

Redes Sociais – como atrair a atenção do consumidor na quarentena

Não há dúvidas que estamos vivendo um momento histórico. Desde o início da quarentena, passamos por um período em que a maioria das pessoas está em casa consumindo muito conteúdo online, buscando novas soluções e também produtos e serviços. A dúvida é: como as marcas podem se diferenciar em frente a todo o conteúdo disponível e ganhar a atenção do consumidor? Atualmente, nas redes sociais cria-se um ambiente de conexão, de consumo de conteúdo que acaba sendo também uma oportunidade para os negócios estarem presentes. Durante o isolamento social no Brasil, o tempo de conexão em redes sociais diariamente quase dobrou. Isso mostra que existe ali uma oportunidade par
por Sidney Zynger
Cliente 22/05/2020

A experiência do cliente em tempos de pandemia

Não era novidade que já vivíamos na era do cliente, na qual os consumidores se tornaram o centro de qualquer negócio. Entretanto, parece que a crise causada pela pandemia de coronavírus nos fez imergir ainda mais nesse universo. Em meio a um cenário de compras, quase que exclusivamente feitas pelo meio online, e muitas lojas pleiteando pela atenção do cliente, o caminho do sucesso é proporcionar ao consumidor uma experiência incrível e relevante para buscar, por exemplo, a fidelização. E como fazer isso? Usar a tecnologia de forma relevante e assertiva é a saída. Apesar de muitos recursos à disposição, muitas companhias ainda não colocaram em prática a preocupação to
por Henrique Angeli
Pagamento 22/05/2020

No Brasil, o uso de eWallets deve crescer depois do Covid-19

Atualmente, 3% dos pagamentos no ponto de venda e 13% dos online são feitos com carteiras digitais no Brasil, segundo o Global Payments Report 2018, da Worldpay from FIS. Esses números devem crescer, especialmente após a pandemia de coronavírus ter feito o e-commerce ainda mais popular e ter deixado as pessoas preocupadas em tirar os cartões da carteira, correndo risco de contaminação. Mesmo antes da pandemia, a expansão das eWallets no país acompanhava uma tendência mundial que busca mais conveniência e segurança. Com medidas de distanciamento social em vigor, essa linha ganha força, já que mudamos a maneira que executamos diversas ações do cotidiano, inclusive fazer paga
por Juan D'Antiochia
Mercado 21/05/2020

O e-commerce vai inovar no pós-Covid-19?

Estamos vivendo uma das maiores crises do país por causa de um vírus. Isso é algo inimaginável até para os filmes estrelados por Bruce Willys e Denzel Washington, mas infelizmente é uma realidade. Vai passar, todos nós estamos esperançosos e se cada um fizer a sua parte sairemos mais rápido dessa! Entretanto, a economia não pode parar de girar, e as empresas estão se reinventando para conseguir driblar esse desafio. E muitas, principalmente no e-commerce, estão se virando muito bem. É triste, mas real, que o Covid-19 será o principal acelerador da transformação digital dentro das empresas. Ele conseguirá antecipar em meses o que os nossos gestores demorariam anos. Sempre
por Felipe Morais
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