Especial

O impacto do Covid-19 no e-commerce

Cobertura em tempo real sobre como o comércio eletrônico no Brasil se comporta com os impactos do Covid-19

Confira todo o conteúdo sobre coronavírus do E-Commerce Brasil

Comércio eletrônico e delivery aumentam consumo de embalagens

As mudanças dos hábitos de consumo durante a pandemia do coronavírus, com as pessoas em casa e comprando mais produtos pela internet aumentou a demanda por embalagens. Os impactos dessas mudanças e das restrições provocadas pelas quarentenas para reduzir a disseminação do vírus estão sendo sentidos em várias partes da cadeia de produção. O setor de papelão chegou a registrar uma queda de 3,2% no segundo trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2019, depois de uma alta de 7,5% nos primeiros três meses de 2020. No entanto, segundo a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), de junho a setembro o setor se recuperou e as vendas de chapas de papelão o
Redação E-Commerce Brasil

32,9% dos consumidores optaram por pequenos lojistas ou produtores locais na pandemia, revela pesquisa

Parte do público ficou mais sensível a questões como a forma como as marcas se posicionam, apoiam causas sociais e pequenos produtores/negócios durante a pandemia. Segundo a pesquisa “O futuro do consumo pós-covid-19”, realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 9,7% dos consumidores encontraram lojas online por ações de incentivo a pequenos negócios e 6,5% por ações sociais. Ainda de acordo com o estudo, que ouviu 2020 pessoas, na hora de comprar, 32,9% optaram por pequenos lojistas ou produtores locais. Como os consumidores encontraram as lojas online? Muitos segmentos, já populares entre os consumidores, mantiveram suas posições entre os mais vendidos
Redação E-Commerce Brasil
Bom Retiro ficou meses com as lojas fechadas (Daniel Reglite/Fotos Públicas)

E-commerce invade Brás e Bom Retiro

Quem é lojista certamente já visitou ou conhece alguém que esteve nas regiões do Brás e do Bom Retiro, em São Paulo, para comprar, com um valor mais acessível, os mais variados produtos, com o intuito de revender ou para uso próprio. Mas a Covid-19 mudou essa realidade. Obrigadas a fechar as portas para evitar a disseminação do novo coronavírus, as lojas perderam clientes e muitos varejistas e atacadistas ficaram sem saber o que fazer. É o caso de Lauro Pimenta, lojista do Brás, dono de uma empresa familiar com mais de 30 anos, especializada em moda feminina e masculina. Até o início da pandemia, ele só tinha o comércio físico. “Aqui sempre foi totalmente presencial. N
Redação E-Commerce Brasil

Facebook analisa hábitos de compras durante a pandemia

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (28) duas novas pesquisas globais. Uma foi sobre os hábitos de compra dos consumidores durante a pandemia, enquanto a outra aborda o impacto da Covid-19 nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Os estudos mostram que, apesar do início da flexibilização do comércio nas cidades, as vendas online continuam em alta — Relatório Situação das Pequenas Empresas —, e que a pandemia mudou o hábito de compra das pessoas, que agora priorizam pequenos negócios de bairro. A Pesquisa do uso das ferramentas digitais pelo Consumidor, com a Deloitte, mostra que apesar da crise, pequenos negócios locais se beneficiaram da mudança de hábito dos consu
Redação E-Commerce Brasil
Amazon

Amazon conquista e-commerce italiano vendendo de tudo durante a pandemia

O jornal The New York Times mostrou, na última sexta-feira (26), como a Amazon conseguiu conquistar de vez o varejo online da Itália após a pandemia de novo coronavírus. O país europeu chegou a ser o epicentro da Covid-19 e adotou medidas severas de reclusão social entre os meses de fevereiro e junho. Foi justamente neste período que a gigante norte-americana se notabilizou nas vendas online no país. De acordo com o jornal, a Amazon investiu pesado nas vendas dos mais variados produtos e estudou o comportamento de compra dos italianos antes da pandemia para saber o que melhor oferecer aos clientes no período de reclusão. Famosos pelo grande consumo de pastas e massas, os italian
Redação E-Commerce Brasil
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Mercado, Vendas 15/10/2020

O seu e-commerce está preparado para o pós-pandemia?

Com a retomada gradativa das atividades, é hora de preparar as empresas para atuar dentro da nova realidade do mercado consumidor. Para quem opera no segmento de e-commerce, independentemente do papel no ecossistema do setor, transformação digital não exatamente uma novidade. Contudo, é fato que houve uma aceleração significativa dos processos. E já é possível dimensionar melhor a situação atual. Pesquisa divulgada no final de setembro pela Fecomércio-SP indica que, no estado de São Paulo, o crescimento registrado nos últimos seis meses equivale ao obtido pelo setor em seis anos (2013-2019). A participação do e-commerce nas vendas do varejo passou de 2
por Gustavo Chapchap
Gestão, Mercado 05/10/2020

O lado bom da crise da Covid-19 para o setor de e-commerce

O sapo não pula por “boniteza”, mas por precisão. Guimarães Rosa sintetiza como ninguém a reviravolta que estamos vendo no varejo de móveis e eletro, e acredito, para o bem de todos. Ao falar no passado que varejo deveria ser mais proativo, focado no cliente, absorvendo a tecnologia para oferecer aos clientes conveniência, segurança e cada vez mais opções de compra, éramos unânimes a afirmar que isto levaria 10 anos. Pois bem, com a pandemia levou menos de 10 dias para o varejo perceber que deveria se adaptar ou morreria. Ficamos muito surpresos com a maneira proativa que a maioria de nossos clientes encarou a crise. Abril foi um mês terrível para todos, mas a partir d
por Marcos Nannetti
Vendas 29/09/2020

Entenda o poder do varejo omnichannel nos dias atuais

O varejo omnichannel não é mais opcional. Afinal, os clientes esperam uma experiência de compra satisfatória em todos os canais. Executado de forma correta, resultará em maior movimentação e aumento de vendas também aos varejistas. A transformação omnichannel requer adotar a visão de que quebrar os limites é uma necessidade. Portanto, não é um evento, mas sim uma jornada. Considerando a visão multicanal, para atender às expectativas dos clientes quanto à obtenção de uma experiência perfeita em cada ponto de contato — incluindo interação na loja física, canal online/e-commerce, central de atendimento e mídias sociais —, os varejistas estão reformulando suas cad
por Roberto Wik
Mercado, Vendas 14/09/2020

Como e-commerces pequenos precisam agir para sobreviver à pandemia

Quase seis meses após o primeiro caso confirmado da Covid-19 no país, tudo mudou, inclusive a situação dos pequenos e-commerces brasileiros. A boa notícia é que de janeiro a abril de 2020, 32% do resultado do e-commerce de todo o ano anterior já foi atingido, de acordo com Ebit|Nielsen em parceria com Elo. Com os desdobramentos da pandemia, ainda há espaço para as compras virtuais continuarem expressivas. Já a notícia não tão boa assim, ao menos para os pequenos, é que as compras online ainda se concentram nos grandes sites — a exemplo do Mercado Livre, que acaba de se tornar a maior empresa da América Latina em valor de mercado. Apesar das adversidades, pequenos ne
por Carolina Peres
Logística, Operação 09/09/2020

10 fatos da revolução do supply chain em tempos da Covid-19

A necessidade é a mãe da invenção! Uma coisa que ficou bastante clara em todo o mundo com a pandemia da Covid-19 foi a grande importância que o setor de supply chain e a logística de modo geral desempenham em nosso mundo globalizado. Embora ao falar de supply chain muitas pessoas ainda pensem em caminhões, armazéns, contêineres, aviões de carga e navios de contêineres, essas percepções estão mudando e com muita rapidez. O entendimento de que o setor de supply chain é a espinha dorsal e o pilar da economia, afetando a todos nós, tem se tornado um consenso geral nos tempos recentes. [caption id="attachment_102082" align="alignnone" width="834"] Até o Google criou uma art
por Nabil Malouli
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