Logo E-Commerce Brasil

Varejo apresenta recuo em janeiro, mostra Índice IGet

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Depois de um fim de ano movimentado para o e-commerce, janeiro apresenta baixa nas vendas. Pelo menos é isso que mostra o Índice IGet, desenvolvido pelo departamento econômico do Santander Brasil em parceria com a Getnet.

inteligência artificial pode ser usada no e-commerce
varejo no ambiente digital

De acordo com os números apurados, houve estabilidade para os serviços (apenas -0,1), mas o varejo restrito (-1,6%) e ampliado (-0,9%) sofreu retração após os bons desempenhos observados no final de 2024.

No varejo restrito, apenas combustíveis (+2,2%) e outros artigos de uso pessoal (+9,9%) registraram crescimento. Em contraste, houve retração em segmentos importantes, como vestuário (-10,7%) e supermercados (-3,5%), devolvendo parte dos ganhos significativos registrados nos meses anteriores. No varejo ampliado, o desempenho foi misto: enquanto o segmento de automóveis, partes e peças cresceu 0,5%, o de materiais de construção recuou -1,1%.

“O desempenho do varejo em janeiro aponta uma desaceleração após o forte crescimento observado no final de 2024. Por outro lado, o setor de serviços mantém certa estabilidade, refletindo a acomodação da demanda em alguns segmentos”, avalia Fabio Coelho, Vice-Presidente de Finanças da Getnet.