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Unilever amplia canal de atendimento em Libras para pessoas surdas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Unilever anunciou a ampliação do atendimento ao consumidor na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por mais marcas da companhia: OMO, Hellmann’s e Kibon, além de Rexona, que conta com o sistema desde o início do ano. Agora, os consumidores surdos podem contatar diretamente o sistema de atendimento nos sites das marcas e serão atendidos por por profissionais especializados na comunicação na Língua de Sinais, por meio de videochamada.

O atendimento é realizado em parceria com a startup Pessoalize e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Os atendentes, que também são pessoas surdas, foram treinados para responder pelas marcas e estão à frente dessa atividade há aproximadamente seis meses. Segundo a Unilever, a iniciativa também colabora com a empregabilidade e a inserção de pessoas surdas no mercado de trabalho.

Imagem: Reprodução/ Freepik

“Além de acessibilidade para todos os clientes surdos das marcas, queremos, por meio do nosso exemplo, mostrar que é possível pessoas com deficiência serem protagonistas e construírem carreiras sólidas em qualquer área de atuação. A Unilever tem sido nossa aliada nesta causa, afirma Edy Pereira, Head de Acessibilidade na Pessoalize.

A empresa explica que o atendimento é realizado da seguinte forma: o consumidor surdo entra no site da marca, onde encontrará a opção de atendimento em Libras. Ao clicar no link, será direcionado para uma videochamada com um profissional usuário da Língua de Sinais.

“Ter ações concretas e que gerem impacto em toda a sociedade nos enche de orgulho. Sabemos da nossa responsabilidade e, principalmente, do impacto positivo que um atendimento adequado tem na vida das pessoas. Por esse motivo, estamos trabalhando para aumentar ainda mais o atendimento para pessoas surdas e incluir ainda mais marcas nesse sistema” conta Betânia Gattai, gerente da área de Atendimento ao Consumidor da Unilever.

Inclusão no e-commerce

O interesse das empresas em ações de inclusão digital de pessoas com deficiência está crescendo a cada dia, com a cobrança cada vez maior da sociedade. Desde o início do ano passado, o Magazine Luiza disponibiliza um serviço por vídeo na Língua Brasileira de Sinais, também em parceria com a startup Pessoalize. Meses depois foi a vez da Netshoes, que compõe o ecossistema do Magalu, anunciar o mesmo tipo de atendimento. Os clientes da Zattini, marca de moda da Netshoes, também podem usufruir do serviço.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 10 milhões de cidadãos com deficiência auditiva e a ferramenta prevê auxiliar brasileiros entusiastas do esporte e da moda.