Logo E-Commerce Brasil

Troquecommerce mostra como fidelizar clientes com automação Trocas e Devoluções no Fórum E-Commerce Brasil 2023 

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Troquecommerce, solução líder de mercado em gestão de trocas e devoluções, estará novamente presente na 14ª edição do Fórum E-Commerce Brasil que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo. 

A Troquecommerce é uma solução completa de gestão de trocas e devoluções, integrada com mais de 30 plataformas de e-commerce. Ela oferece diversas funcionalidades, incluindo a geração automatizada da logística reversa, a criação de cupons de desconto integrados à plataforma com apenas um clique e o bloqueio de trocas sucessivas. A solução também se integra aos sistemas de ERP de mercado para gerar automaticamente a nota fiscal de devolução. Durante o processo de troca, apresenta a disponibilidade de estoque para reserva no momento da solicitação. Além disso, a Troquecommerce disponibiliza um dashboard completo para gestão, com dados atualizados em tempo real sobre trocas e devoluções.

Pesquisas indicam que 95% dos consumidores que têm um processo de troca e devolução facilitado tendem a retornar à loja para futuras compras ou a recomendá-la para outras pessoas. Desta forma, as empresas que possuem uma ferramenta como a Troquecommerce, que automatiza todo o processo, têm vantagens significativas. A solução simplifica e agiliza os processos, reduzindo a burocracia e os possíveis transtornos tanto para a empresa quanto para o cliente. Além disso, contribui para uma experiência de pós-venda profissional, aumentando a satisfação do cliente e fortalecendo o relacionamento com a marca.

No vídeo a seguir, é possível conferir como é possível automatizar o processo de trocas e devoluções, reduzindo o tempo gasto de 15 minutos por processo para apenas um minuto: https://www.youtube.com/watch?v=v_Dzm3xBuKE

Marcel Eberle, CEO e co-fundador da Troquecommerce, relata que os clientes da empresa têm experimentado um aumento nas recompras devido à experiência dinâmica, ágil e automatizada oferecida aos consumidores. Ele destaca que o impacto é imediato, permitindo que as empresas economizem mais de 90% do tempo do seu SAC com trocas e devoluções. Além disso, após análises realizadas, foi identificado que 45% das solicitações de trocas e devoluções ocorrem após o horário comercial e aos finais de semana. Sem um processo automatizado, o cliente fica aguardando uma resposta do SAC para prosseguir, e em alguns casos, esse retorno pode levar até 72 horas, gerando insatisfação.

Além disso, a preocupação com os altos custos das trocas e devoluções é frequentemente mencionada pelos lojistas e deve ser sempre acompanhada. No entanto, Marcel, que também é lojista há oito anos, tem uma visão diferente desses custos. Ele afirma: “Eu sempre digo aos meus clientes e amigos lojistas o seguinte: “O custo de aquisição de um novo cliente é sempre muito maior do que manter aqueles que já compraram com você. Portanto, os custos de trocas e devoluções devem ser vistos como uma oportunidade de remarketing, um investimento para fidelizar o cliente. Se você facilitar e automatizar o processo, além de economizar com o SAC, você ganhará um cliente que já conhece a qualidade do seu produto e que voltará a comprar com você pela facilidade que teve no processo”.

Os participantes do Fórum E-Commerce Brasil 2023, terão a oportunidade de visitar o estande e conhecer todas as funcionalidades e estratégias que o sistema oferece, durante os 03 dias de evento. Para mais informações sobre a solução, é possível acessar o site da empresa.

Time da empresa Troquecommerce em reunião
Imagem: reprodução, time da Troquecommerce