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Transformação digital: 44% dos profissionais de e-commerce estão na fase de estruturação do uso de dados, mostra pesquisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa da Raccoon realizada em parceria com o E-Commerce Brasil investiga o grau de maturidade digital dos profissionais de e-commerce no Brasil.

O levantamento mostra que 44% dos profissionais estão começando a estruturar o consumo de dados na jornada de transformação digital. Enquanto isso, nesta mesma jornada, 35% estão na fase de tomada de decisões importantes baseadas nos dados coletados.

Uma parcela de 11% dos entrevistados pela pesquisa afirma não ter começado a transformação digital ainda. Na contramão, 8% afirma já estar na fase de ter visões preditivas com base nos dados.

Qual a maior dor da sua empresa?

Quando questionados com relação à maior dificuldade enfrentada atualmente pela empresa, 47% afirmou ser a atração de novos consumidores.

Para 17%, a maior dor está atrelada aos processos logísticos. Já para 14% a dor é o atendimento ao cliente.

Em menor escala, foram reportadas as seguintes dificuldades: capacitação de funcionários, construção da marca, retenção da base de clientes, base de dados insuficientes e deixar o empreendimento mais atraente.

Estrutura do marketing

58% dos respondentes da pesquisa afirmou que o marketing é feito “dentro de casa”, ou seja, por funcionários da empresa, sem a participação de terceiros.

Para 17% o marketing é feito por 2 ou mais agências contratadas especificamente para a tarefa. Também na marca dos 17% há uma agência full service contratada para cuidar do marketing.

Apenas 5% afirmou não fazer marketing.

Para os que usam algum tipo de agência, a capacidade de inovação, o entendimento do negócio, a experiência no segmento e a proximidade do relacionamento foram fatores classificados como “muito relevantes” em uma escala de importância.

Objetivos para 2021

38% dos respondentes afirmaram que o maior objetivo da empresa para 2021 é aumentar a retenção de clientes. Enquanto isso, 23% querem melhorar a performance de mídia e 11% querem melhorar o desempenho orgânico.

Em menor escala, os profissionais assinalaram interesse em melhorar a representatividade, lançar um aplicativo e melhorar a usabilidade do site.

Uso de dados

A pesquisa investigou também as principais dificuldades que os lojistas enfrentam ao usar dados para a tomada de decisão.

32% afirmaram que a principal dificuldade é a organização e a integração dos dados. Para 29%, o principal desafio é gerar insights e análises a partir deles.

17% relataram problemas relacionados à coleta de dados. Em menor escala, os respondentes também falaram sobre suporte de TI e integridade.

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