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PMEs usam redes sociais para impulsionar vendas na Black Friday 2022

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Com a promessa de ser maior que a edição anterior, a Black Friday 2022 ganha mais retratos, recortes e prospecções conforme se aproxima. Um novo estudo na Nuvemshop, plataforma de e-commerce com 100 mil lojas na América Latina, mostra dados sobre um universo particular no e-commerce: pequenos e médios empreendedores (PMEs). A mensagem geral é que as redes sociais serão os principais meios utilizados por este grupo para ações no período.

Ao todo, 28% dos empreendedores que possuem lojas virtuais planejam utilizar o aplicativo como canal de divulgação de seus produtos e ações. “Observamos que as redes sociais mais focadas em vídeos dinâmicos e curtos são cada vez mais exploradas pelos empreendedores”, explica explica Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento da Plataforma da Nuvemshop.

Segundo o executivo, a forma divertida de apresentar detalhes dos produtos e dicas são fatores que chamam a atenção de PMEs para ações conjuntas com redes sociais e até influenciadores digitais.

Diferentes caminhos no e-commerce

Durante a Black Friday 2022, conforme os dados apresentados, os e-commerces pretendem utilizar os principais canais do gênero para divulgar seus produtos. A distribuição deste mercado fica, principalmente, entre Instagram (96%), WhatsApp (68%) e Facebook (63%).

Além disso, outro exemplo positivo do uso das mídias como ferramenta de vendas é o TikTok. Devido ao forte engajamento, PMEs do e-commerce aumentaram o uso do aplicativo em prol da Black Friday em cerca de 50%.

Tudo isso integra uma temporada de novas estratégias e práticas de marketing buscando destaque na Black Friday 2022. Prova disso é que, conforme indica o levantamento da Nuvemshop, as redes sociais estão praticamente com a mesma relevância que o e-mail marketing, ferramenta mais tradicional para divulgar produtos e que será usada por 30% dos empreendedores no e-commerce.

Ao serem questionados sobre as ações promocionais, 18% dos PMEs afirmaram que realizarão live commerce, vendendo por meio de transmissões de vídeo ao vivo – prática comum na China, por meio do TikTok.

A pesquisa “Aquecimento Black Friday 2022”, da Nuvemshop, foi realizada em agosto, com a base de lojistas da empresa.