Logo E-Commerce Brasil

Black Friday promete ser maior em relação a 2021, revela Méliuz

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com base em mais de 25 milhões de usuários, o Méliuz realizou uma pesquisa de intenção de compra para a Black Friday. De acordo com o estudo, que tem 3% de margem de erro, 91,3% dos brasileiros pretendem comprar na data, número 20% maior em relação à pesquisa feita em 2021.

Entre as pessoas que não compraram em 2021, 81,8% planejam comprar neste ano. Portanto, os dados revelam um apetite maior do consumidor em 2022.

A recorrência entre os respondentes que afirmaram ter comprado no ano passado é alta: 97,5% pretendem comprar neste ano novamente. Já entre os que não compraram em 2021, 81,8% planejam comprar neste ano, demonstrando um apetite maior do consumidor em 2022. Apenas 8,7% não pretendem comprar na data. Os principais motivos são: não acreditar nos descontos da Black Friday, preços muito altos e desemprego.

Cenário financeiro desafiador não deve atrapalhar as compras

A pesquisa também aponta que o brasileiro deve gastar mais na Black Friday deste ano. Afinal, 39% dos entrevistados estão dispostos a desembolsar um valor maior e 26,6% não têm orçamento estipulado. Portanto, o cenário de inflação no país não desanima a maioria dos consumidores. Ponto para os pequenos e médios lojistas, que têm a data como fundamental para o faturamento anual.

Ao comparar o comportamento dos compradores online ao das lojas físicas, é possível perceber uma disposição maior de compras entre os usuários do e-commerce. Apenas 16% dos compradores de lojas físicas estão dispostos a gastar entre R$1.000 a R$2.999, contra 21,9% dos consumidores que preferem o e-commerce. A tendência se repete na faixa acima de R$3.000, na qual 8% dos que compram em lojas físicas estão dispostos a gastar contra 12,3% dos usuários que compram online.

Além disso, 26% dos compradores do e-commerce vão às compras na Black Friday sem um orçamento definido. Por outro lado, nas lojas físicas essa parcela é de apenas 8% — o que aponta uma tendência de mais compras feitas por impulso no ambiente online.

E-commerce segue sendo o queridinho dos brasileiros

Após um faturamento de R$5,4 bilhões na Black Friday de 2021, crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior, o e-commerce se mantém como a preferência de 90,4% dos usuários ouvidos. 69,1% dos entrevistados devem comprar exclusivamente em lojas online na Black Friday 2022. Os principais motivos são comodidade (44%) e a crença de que as promoções da data são melhores nas lojas online do que nas lojas físicas (41,4%).

Os fatores decisivos para estes usuários na hora de fechar a compra são:

    Para 21,3% dos usuários, a preferência se divide entre lojas físicas e online. As principais motivações para comprar online são frete grátis (25,2%), cashback (23,9%) e preço promocional (21,3%). Por outro lado, para comprar em lojas físicas a economia no frete (31,6%), o gosto por pegar e ver o produto antes de comprar (26,5%) e a possibilidade de experimentar o produto (13,5%) são os principais motivadores.

    Apenas 3,4% dos consumidores têm preferência pelas compras feitas exclusivamente em lojas físicas. Neste caso, as motivações são:

      Black Friday dos sonhos

      Seguindo a mesma tendência do ano passado, comprar itens de desejo é a motivação de mais da metade dos entrevistados pela pesquisa (51,5%). Além disso, 20% pretendem substituir itens mais antigos ou repor os que deixaram de funcionar. Os eletrodomésticos e eletroportáteis são os produtos de maior interesse nesta Black Friday (46,3%). Outras categorias de destaque são eletrônicos e informática, acessórios e calçados, smartphones e roupas.

      Para além dos itens de desejo, 6,5% devem aproveitar a Black Friday para estocar produtos de uso recorrente. Desde a pandemia, aproveitar períodos de grandes promoções do varejo para comprar itens de uso recorrente tornou-se um comportamento mais comum — 34% afirmam fazer estoque para economizar e 17% adotam esse comportamento em razão do isolamento social.

      Black Friday + Copa do Mundo

      Segundo a pesquisa, na Black Friday os usuários estão atentos às ofertas ao longo de toda a semana, e não somente na data. Como referência, 26,7% dos usuários pretendem comprar durante a semana da Black Friday e 21,6% preferem a madrugada de quinta (24/11) para sexta-feira (25/11).

      No entanto, este ano reserva um diferencial para a data: a semana da Black Friday será também a semana de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022. 70% dos entrevistados não sabiam que o primeiro jogo do Brasil na competição está marcado para a véspera da Black Friday, dia 24/11, às 16h.

      Sabendo da informação, 28,5% dos usuários demonstraram intenção de mudar a data planejada para compras. A maioria deste grupo (que antes havia afirmado preferência por comprar durante a semana) passou a considerar comprar na madrugada da Black Friday após saber do horário do jogo.

      Ainda em razão da Copa, há expectativa de que 13,9% dos brasileiros comprem algum produto ou serviço pensando no evento esportivo. Mais de 60% pretende comprar televisão e 52,5% gostaria de comprar a camisa da seleção brasileira para curtir a Copa do Mundo. Outros itens de desejo são:

        A Black Friday 2022 já começou!

        Faltando dois meses para o maior evento de compras do ano, os consumidores já estão de olho nas ofertas dos produtos que têm interesse. Em agosto, 39,5% dos entrevistados já haviam iniciado sua pesquisa de preços para a Black Friday. 17,2% afirmaram iniciar suas pesquisas um mês antes do evento, 12,3% na semana do evento e 11,3% a dois meses do grande dia. Apenas 6,7% afirmaram não ter o costume de pesquisar antes de comprar, o que indica que o planejamento para compras segue em alta este ano.

        Para realizar tais pesquisas de preço, a maioria afirma se informar principalmente por sites de busca na internet (54,3%). Além disso, mais de 50% se informa diretamente nos sites das lojas e 37,6% se atualiza através de ofertas recebidas por e-mail. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.