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Estudos mostram como a Copa do Mundo aumentará o fluxo de vendas do varejo brasileiro

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Um balanço da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) mostra que a Copa do Mundo aquecerá as vendas do setor varejista. Segundo o levantamento, o varejo paulista terá um aumento de 12% no fluxo de vendas no período do mundial. Aliás, a Nielsen (como mostramos há poucos dias) apresentou algumas tendências de produtos e categorias mais buscadas entre consumidores para a Copa do Mundo.

A boa expectativa está ligada ao crescimento do varejo. Afinal, no balanço semestral da entidade o setor já demonstrou índices bastante positivos. Quando comparado ao primeiro semestre de 2021, o aumento representou 24,8% no mesmo período de 2022.

O que será destaque de venda na Copa do Mundo?

Para a FCDLESP, o setor de vestuário e calçados deve ser o maior beneficiado no período da Copa. Já a categoria de eletrônicos será a segunda mais buscada, uma vez que a transmissão dos jogos incentiva a compra de novos aparelhos. Por fim, estabelecimentos como bares e restaurantes que investirem na transmissão terão um aumento de 40% no fluxo de pessoas.

Uma pesquisa da Meta Foresight corrobora para o otimismo da FCDLESP em relação às vendas na Copa do Mundo. Isso porque a empresa afirma que 84% dos brasileiros acompanharão ao evento. Aliás, dos entrevistado, 73% dizem que comprarão algo durante a Copa do Mundo. Neste caso, as principais categorias escolhidas foram:

    Para além dos comes e bebes

    De acordo com o ReclameAqui, outras categorias serão muito consumidas antes e durante a Copa do Mundo. Do levantamento, os produtos mais vendidos no período são:

      Olhar do Google sobre a Copa do mundo e o varejo

      Durante o lançamento de um produto, o Google apresentou uma pesquisa realizada em junho com 1 mil usuários. Nela, a gigante das buscas garante que 86% dos brasileiros acompanharão ao evento esportivo. Desses, inclusive, 71% já estão se preparando para a temporada — e 66% comprarão algum produto ou contratarão algum serviço antes da Copa do Mundo.

      Para alavancar as vendas, o Google recomenda que as empresas identifiquem e trabalhem os momentos de preparação para a Copa do Mundo de maneiras diferentes. Além disso, reforça que é preciso aproveitar as sazonalidades do segundo semestre, a exemplo da Black Friday.

      Ao levar em consideração os meses de junho e julho, o aumento de interesse nas buscas com o termo Copa do Mundo já é de 34% quando comparado à Copa de 2018. E, segundo Fernanda Bromfman, head de negócios para médias empresas do Google Brasil, 66% das pessoas acreditam que a situação financeira irá melhorar até o fim do ano.

      “A Copa está trazendo otimismo para os consumidores e deve levar as pessoas a anteciparem algumas compras para preparar a casa para o evento esportivo. Por isso, acreditamos que o Mundial vai impulsionar a demanda por produtos antes, durante e depois da Black Friday”, diz Fernanda.