Logo E-Commerce Brasil

Google desenvolve guia para impulsionar vendas online e em datas sazonais

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Google lançou, na última terça-feira (23), um novo Guia de Commerce, atualizando sua cartilha de dicas, produtos e ferramentas relacionados ao comportamento dos consumidores. O objetivo é que companhias de todos os tamanhos desenvolvam estratégias mais efetivas em termos comerciais e de marketing. Além disso, o estímulo às vendas online e por meio de aplicativos também está nas funções do novo Guia.

Entre outros pontos, o novo produto também visa a aceleração das vendas em lojas físicas, construção de marca e prepararação para datas sazonais do segundo semestre, incluindo Black Friday e Natal. O Guia é regido por seis capítulos, tratando as mudanças dos hábitos dos consumidores nos últimos anos.

O acesso ao Guia do Google deve ser por meio do Think with Google, plataforma online que reúne análises, insights e tendências de consumo em conteúdos criados por especialistas da companhia. Ele substitui o antigo Guia do Varejo, lançado nos últimos anos.

“No Google, entendemos que as barreiras entre online e offline desapareceram e o Guia nos permitirá ajudar mais empresas a se conectarem com os consumidores que querem comprar seus produtos, independentemente do canal”, explica Fernanda Bromfman, chefe de Negócios para Médias Empresas do Google Brasil.

Black Friday e Copa do Mundo de Futebol

Em 2022, a Copa do Mundo do Catar começa em 20 de novembro, data próxima à semana da Black Friday, que será celebrada em 25 de novembro. Portanto, dados levantados pelo Google já mostram a influência que a competição tem no comportamento do consumidor.

Uma pesquisa da Offerwise com cerca de 1 mil pessoas, entrevistadas em junho, encomendada pelo Google, mostra que 86% dos brasileiros afirmam que pretendem acompanhar o evento esportivo e 71% deles já estão se preparando para isso. O levantamento também revelou que ao menos 66% dos brasileiros vão comprar algum produto ou contratar algum serviço antes da Copa.

Google: momentos de consumo

Para alavancar as vendas, as empresas precisam identificar e trabalhar os momentos de preparação para a Copa do Mundo de maneiras diferentes e aproveitar as sazonalidades do segundo semestre.

De acordo com as análises do Google, os períodos nos quais a demanda por produtos deve ser maior são:

  • Preparando a casa

A compra de eletrônicos já começou e produtos como TV, aparelhos de som, eletrodomésticos e eletroportáteis, além de móveis já se destacam na preferência dos consumidores.

  • Entrando no clima da Copa

Entre julho e novembro, produtos e serviços que incluem de itens de moda esportiva, como camisa oficial, até pacotes de internet e TV por assinatura, devem acelerar a demanda.

  • Se preparando para a festa

Em novembro, o foco será preparar o cenário e categorias relacionadas à decoração, moda, além de beleza e cuidados pessoais serão destaque.

  • Celebrando a Copa

Alimentos, bebidas e produtos vendidos em apps de delivery devem ser os protagonistas das semanas próximas ao torneio.

Por Lucas Kina, da redação do E-Commerce Brasil

Leia também: Americanas anuncia parceria com Google com foco em coinovação