Em agosto de 2022, a edrone, uma startup polonesa de CRM e Automação de Marketing exclusiva para e-commerce abriu uma sede em São José dos Campos (SP). A edrone Brasil nasceu com 12 funcionários e um investimento de R$ 4.5 milhões no primeiro ano de operações. A empresa oferece soluções como customer intelligence e análise RFM, recomendações de produtos personalizadas por inteligência artificial, recuperação de carrinho abandonado, conteúdo segmentado de newsletter, programa de fidelidade, entre outros. Neste trimestre, a edrone planeja lançar a integração do WhatsApp focado em atender as crescentes demandas do mercado brasileiro.
Após um ano de operações no Brasil, em agosto de 2023 a empresa possui 30 funcionários, mais de 250 clientes e alcançou um crescimento de 80%, em apenas 12 meses, com uma receita média mensal de R$ 450.000,00. Seguindo seu objetivo de alavancar as vendas do comércio eletrônico mundial, no Brasil a edrone já ajudou seus clientes a conquistar milhões de reais com vendas diretas por e-mail e recuperar milhares de vendas de forma automática.
Utilizando a plataforma edrone a Rosa Azul Kids, faturou mais de R$ 1 milhão em vendas diretas por e-mail em apenas 10 meses, com mais de 5 mil pedidos aprovados e uma taxa de conversão acima dos 17% em relação ao faturamento total da loja.
Expansão na América Latina
“Vemos este primeiro ano no Brasil como uma experiência de aprendizado, com o segundo ano mostrando mais potencial para aumentar a receita. Atualmente, vemos o país como nosso principal foco de crescimento, mas para o próximo ano planejamos abrir uma filial no México. Na Polônia, seguiremos investindo em talentos de engenharia, tornando nosso produto ainda melhor para os clientes”, diz Michal Blak, CEO e fundador da edrone.
Para o segundo semestre de 2023, os planos de expansão no Brasil continuam, com uma expectativa de triplicar o investimento inicial. Outro compromisso para o futuro é um assistente de vendas orientado por IA, permitindo que os clientes conversem em linguagem natural com a loja virtual, facilitando o atendimento ao cliente e a recomendação de produtos personalizada, diminuindo a lacuna entre as vendas físicas e digitais.
“O Brasil é um mercado prioritário para a edrone, porque é muito bem distribuído. Atualmente temos uma média de 400 usuários por loja online no país, enquanto na Polônia temos 800 e a média mundial é de 1.000. Isso mostra uma grande possibilidade para o nosso negócio, cujo objetivo é aumentar os números de usuários dos e-commerces no Brasil e garantir relacionamentos duradouros com os clientes por meio de uma comunicação personalizada, baseada em dados”, declara Michal Blak, CEO e fundador da edrone.
A edrone foca no mercado de pequenas e médias empresas e oferece em uma só plataforma ferramentas de CRM para e-commerce e automação de marketing que trabalham de forma integrada, melhorando o relacionamento com os clientes e aumentando o valor do Lifetime Value (valor do ciclo de vida dos consumidores). Podendo ser usada tanto pelos donos ou gerentes de e-commerces quanto por agências de marketing e performance que atendem clientes deste mercado.