A Sofist, consultoria ultra especializada em qualidade de software, participa da 13ª edição do Fórum E-Commerce Brasil, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, no Transamérica Expo Center. A empresa estará no estande A13, de frente para Auditório de Transformação Digital.
Há quase 15 anos no mercado e atendendo empresas como Magazine Luiza, Whirlpool, DMCard, Livelo, Via e Webmotors, a Sofist ajuda empresas, através de suas soluções, a avançarem em suas iniciativas digitais com velocidade e confiança, evitando que pressões por evoluções técnicas prejudiquem a experiência dos usuários.
“Mostramos às empresas que a qualidade de software pode impactar positivamente a experiência dos clientes. O comportamento e as expectativas dos consumidores mudam com o tempo, eles estão mais exigentes e você deve entender como adaptar seu e-commerce para continuar oferecendo jornadas de qualidade”, explica o CEO da Sofist, Bruno Abreu.
Os softwares têm substituído e complementado o espaço físico das lojas e esse processo foi acelerado nos últimos dois anos. As compras pela internet cresceram 41% em 2020, 26% em 2021 e o setor deve faturar este ano, de acordo com estimativas da consultoria Ebit/Nielsen, R$125 bilhões. Portanto, as empresas precisam oferecer uma experiência fluida nos sites e aplicativos visando aproveitar o crescimento das compras online.
Assim como acontece no ambiente físico, produtos digitais que não oferecem uma boa experiência aos usuários atrapalham as vendas e abrem oportunidade para a concorrência. De acordo com o anuário CX Trends 2022, no ano passado 62% dos consumidores desistiram de uma compra por causa de uma experiência ruim. Entre os fatores que geraram desistências está a necessidade de percorrer etapas muito longas para finalizar uma compra, por exemplo.
A Sofist usa três soluções para avaliar os produtos digitais de seus clientes e evitar que problemas como esse aconteçam:
- Testes Humanos: também conhecidos como testes manuais e realizados por meio de método proprietário criado pela consultoria, eles são usados para validar questões relacionadas à funcionalidade e usabilidade de um produto digital, identificando problemas de software que colocam em risco resultados de empresas e experiências de clientes;
- Testes de Carga & Stress: solução que identifica gargalos quando milhares ou centenas de milhares de pessoas acessam uma aplicação ao mesmo tempo. Ideal para empresas que visam se preparar para eventos como a Black Friday ou outras grandes promoções;
- Automatização de Testes: monitoramento contínuo das principais jornadas de usuário em produtos digitais. Essa solução possibilita identificar de maneira ágil se mudanças técnicas em uma loja online ou ecossistema de tecnologia impactam o que já está no ar.
Experiência fluída no mobile
O crescimento das compras no e-commerce também foi marcado pelo aumento da participação das vendas realizadas por meio de dispositivos móveis. Segundo a Ebit/Nielsen, em 2019, 42% das compras no comércio eletrônico foram feitas por dispositivos móveis. No ano passado, esses aparelhos foram usados em 53% das compras. No entanto, de acordo com o anuário CX Trends 2022, 38% dos clientes ainda enfrentam dificuldades com sites que não oferecem uma boa experiência nos smartphones.
Com o objetivo de mostrar a importância do tema, a Sofist apresentará em seu estande o Farm de Devices, um móvel com aproximadamente 20 smartphones diversos e que exemplifica a importância de garantir boas experiências independente do tipo de aparelho usado pelos consumidores. “O smartphone já é o meio mais usado para realizar compras online e produtos digitais precisam funcionar em dispositivos de diferentes marcas, resoluções de tela e sistemas operacionais. Por isso, buscar por potenciais problemas que possam impactar a jornada dos consumidores e impedi-los de finalizar as compras nessas diferentes variações de dispositivos é essencial”, explica Abreu.
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