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SEO é prioridade entre as empresas do setor de viagens em 2012

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Investir em SEO é a principal tendência do marketing digital apontado pelas empresas do setor de viagens localizadas em diversas regiões do mundo, com mais da metade (53%) delas indicando que irão aumentar seus orçamentos nesta área, segundo dados de um estudo apresentado em novembro de 2011 pela Frommer´s Unlimited e Tnooz. Dados do estudo “2011 Digital Marketing and Content Survey” indicam que o desenvolvimento de conteúdos personalizados acompanha de perto o primeiro colocado, com 52% pretendendo aumentar recursos para esta finalidade, seguido por conteúdos gerados pelo usuário (47%), vídeos (46%) e blogs (43%).

No geral, a maioria (83%) das empresas globais do setor de viagens inclusas no estudo indicou que devem aumentar seus orçamentos na elaboração de conteúdo digital em 2012, superior a parcela (70%) que afirmava o mesmo no ano anterior e 66% em 2009. Estes dados são consistentes com a tendência geral do marketing digital: 78% planejam aumentar seus orçamentos para o próximo ano, contra apenas 3% que prevêem cortá-lo.

Conversões lideram prioridades de conteúdo

Aumentar as taxas de conversão é o principal objetivo para 33% dos profissionais do setor de viagens ao publicar conteúdos em seus websites, seguido por atrair tráfego de motores de busca (27%), que foi a prioridade mais popular encontrada na pesquisa do ano passado. Construir uma boa imagem para a marca (16%) fecha o top 3, enquanto criar uma comunidade e melhorar os serviços e a fidelidade para com a marca são as prioridades menos lembradas, com apenas 10% dos entrevistados citando.

Pontualidade, o maior desafio de consistência.

Pelo quarto ano seguido, o maior desafio em relação conteúdo é mantê-lo sempre atualizado e relevante, embora esta proporção tenha caído um pouco em relação ao ano anterior (62% em 2011 contra 65% em 2010). Na segunda posição aparece a necessidade de criar conteúdos em sinergia com a personalidade da marca (51% neste ano contra 47% do ano anterior). Além disso, 44% citaram o desenvolvimento de estratégias voltadas para os dispositivos móveis como um desafio para a criação de conteúdo e 33% afirmaram que lançar sites em diversos idiomas foi um problema.

Sites multilíngues tornam-se importantes

De acordo com o estudo, quase metade (49%) dos entrevistados operam o seu site com apenas um idioma, enquanto 33% oferecem de 2 a 5 opções. Para 2012, outros 26% planejam projetar sites com 2 a 5 idiomas, enquanto 17% pretendem disponibilizar mais de 5. O estudo indica que isto é resultado de maior conscientização por parte das companhias em se comunicar com consumidores de diversas regiões do mundo, o que resulta em um maior investimento destinado a traduções, com 75% dos entrevistados planejando ou aumentar (33%) ou manter (41%) para o ano que vem.

Outros resultados

A maioria (78%) das empresas do setor de viagens espera aumentar seu orçamento voltado para o marketing digital em 2012, superior aos 70% que afirmavam o mesmo em 2010 e 54% em 2009. O marketing em mídias sociais (65%) e de conteúdo (55%) compõe lista dos canais que devem receber maiores orçamentos ano que vem, enquanto mais da metade dos entrevistados pretende aumentar seus investimentos em desenvolvimento de aplicativos direcionados para aparelhos móveis (54%) e SEO (52%).

Entre os que planejam aumentar seus investimentos com marketing em mídias sociais parecem ter maior foco em otimizar suas estratégias voltadas para o Facebook. A despeito dos grandes esforços das agências de viagens em fazer com que sua presença na rede social os levem a auferir maiores lucros e reservas, apenas 0,3% dos consumidores foram redirecionados do Facebook para seus respectivos sites, de acordo com uma análise divulgada em outubro de 2011 pela Compete (Clique aqui para ler). Com apenas 8,3 milhões de referências oriundas do Facebook – é estimado um total de 3,4 bilhões – este setor fica muito longe de categorias melhores colocadas e apenas a frente de produtos automotivos (0,1%).

A maioria (85%) dos entrevistados relatara ter um custo médio por visitante menor que US$ 5, a mesma proporção constatada no ano anterior. Dentro deste grupo, entretanto, a repartição mudou, com mais participantes afirmando ter um custo por visitante de US$ 1-5 (48% contra 38%).

Até o final de 2012, aproximadamente 80% das empresas planejam ter aplicativos para iPhone e 75% para o iPad.