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Segmentação de mailing é tendência no varejo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Varejistas do e-commerce estão sempre em busca de novas alternativas afim de melhorar o desempenho do seu negócio, segundo um estudo apresentado em abril de 2012 pelo e-tailing group (Clique aqui para ler). Dentre as iniciativas mais visadas, programas de segmentação de mailing foram os mais lembrados, com 81% dos entrevistados buscando melhorar neste quesito. Cerca de 7 em cada 10 varejistas querem aprimorar suas estratégias de merchandising na plataforma de comércio eletrônico, adicionar ou aperfeiçoar mecanismos de pesquisa, incluindo navegação, taxonomia e desenvolvimento de conteúdo. O tráfego oriundo dos dispositivos portáteis é outro fator impactante no planejamento dos varejistas, com 79% dos inquiridos estudando a possibilidade de desenvolver sites de m-commerce (48%) ou alguma aplicação (31%).

O foco é na experiência do cliente

A prevalência de iniciativas focadas em uma melhor experiência do cliente não é surpresa quando se leva em conta as prioridades elencadas pelos varejistas da internet. Quando indagados sobre as três questões que mais devem atribuir os esforços de sua empresa, a maioria dos entrevistados citou o aprimoramento da experiência do cliente (31%), à frente do marketing (22%) e dos canais (19%).

Varejistas estão satisfeitos com o desempenho do seu negócio

Dados do estudo ainda indicam que 81% dos comerciantes acreditam que a cúpula administrativa está muito ou moderadamente satisfeita com o ROI da operação de comércio eletrônico de sua organização. Dentre as KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores chaves de desempenho avaliados, receita (86%) e tráfego (81%) foram as que mais se adequaram às expectativas da empresa em relação ao ano anterior, enquanto o valor do tíquete médio (65%), taxa de conversão (60%) e volume de itens por pedido (47%) apresentaram desempenho mais tímido frente ao esperado pela alta administração.

Data-Driven Marketing ainda é um desafio

Embora o data-driven marketing seja um tema recorrente nos bastidores do e-commerce, os varejistas da web estão encontrando dificuldades para transformar os dados obtidos em melhores serviços aos consumidores. Apenas 44% dos entrevistados concordaram de forma plena ou moderada que os dados existentes lhes permitem segmentar eficientemente sua base de clientes, sendo esta a resposta mais entusiástica dentre as questões avaliadas. Apenas 3 em cada 10 varejistas dizem que os dados atuais são entregues em um formato de fácil compreensão, enquanto menos de um quarto (24%) afirmam receber uma visão de 360° a respeito do seu cliente.

Integração de dados On-line e Off-line é tendência global

90% das empresas localizadas em diversas regiões do mundo acreditam que os dados coletados em suas operações na internet serão importantes (51%) ou muito importantes (39%) para aprimorar o desempenho de seu empreendimento off-line, segundo um estudo apresentado em fevereiro de 2012 pela Econsultancy em parceria com a Adobe (Clique aqui para ler). De forma similar, os varejistas também acreditam que o uso de dados off-line possam melhorar suas operações de comércio eletrônico, com 42% dos entrevistados afirmando que estes dados serão importantes (42%) ou muito importantes (47%) em suas atividades on-line.