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Revenda de cupons coletivos é novo mercado de e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Atualmente, o mercado brasileiro de compras coletivas vive uma saturação, com mais de 1.200 empresas atuando no ramo. Em menos de dois anos, o serviço conquistou seu espaço junto ao consumidor, mas a janela de oportunidade para quem queria investir no modelo ficou para trás.

“Provavelmente o que veremos agora é o estouro da bolha, com muitas empresas fechando as portas. No futuro próximo, teremos apenas os líderes do mercado, como Peixe Urbano e Groupon, e alguns sites de nicho”, prevê Gerson Rolim, consultor da Câmara-e.net e especialista em comércio eletrônico.

A boa notícia é que toda essa abundância de ofertas no mercado gerou uma nova oportunidade de negócio: a revenda de cupons.

Com vários sites competindo pela atenção dos consumidores e ofertas imperdíveis à disposição, muitos deles acumularam mais cupons do que são capazes de consumir, e passá-los para frente se torna uma boa opção.

De olho nessa oportunidade, algumas empresas já começaram a explorar o ramo, como o Troca Desconto, criado em dezembro do ano passado. “Começamos a pensar no que poderíamos fazer para aproveitar esse boom das compras coletivas, mas a concorrência ficou enorme. Então surgiu a ideia de criar uma plataforma para revenda dos cupons”, conta  Sabrina Brito, responsável pelo desenvolvimento do projeto.

A proposta inicial era atrair o maior número possível de usuários para monetizar a ferramenta com anúncios dos próprios sites de compras coletivas, por isso os usuários não pagavam nada, nem para cadastrar suas ofertas nem para comprar cupons de outros usuários.

Mas, ao longo do caminho, um novo modelo de negócios surgiu. “Os próprios usuários passaram a demandar que entrássemos como intermediadores no processo, para garantir a segurança da transação”, conta Sabrina. A ferramenta passou a cobrar então 10% de comissão, paga pelo anunciante, nas transações que faz intermediação. Agora, a empresa verifica a validade do cupom e recebe pagamento em uma conta própria. Se o cupom do vendedor não for válido ou se o comprador não efetuar o pagamento, a operação é desfeita.

Hoje, a plataforma registra em média de três a cinco novos cupons cadastrados diariamente, com até 500 pessoas passando por lá para conferir as novidades todos os dias. O volume de transações concretizadas é menor – apenas 10 ao mês –, mas Sabrina acredita que o número deve subir consideravelmente nos próximos meses. “Provavelmente teremos que investir mais para aprimorar a plataforma tecnicamente e torná-la mais conhecida”, reconhece.

Com informações de INFO Online