O Retail Media consolidou-se como uma das principais frentes da publicidade digital no Brasil em 2024, movimentando cerca de R$ 3,5 bilhões — alta de 41% em relação ao ano anterior. Estes e outros dados estão no estudo Digital AdSpend 2025, realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media.

A pesquisa destaca um avanço na maturidade do setor, com a distribuição dos investimentos ao longo do ano se tornando mais equilibrada. A diferença entre os aportes realizados no primeiro e segundo semestre caiu pelo terceiro ano consecutivo e atingiu o menor patamar da série histórica de cinco anos analisados.
O relatório também indica que o mercado de publicidade digital em geral movimentou R$ 37,9 bilhões em 2024. O valor representa um crescimento de 8% em relação ao ano anterior e confirma, de acordo com a análise, confirma a consolidação do digital como canal prioritário nas estratégias de comunicação das marcas.
Resultado por categoria
Em termos de setores, a distribuição dos investimentos ficou da seguinte forma:
- Comércio - quase 20% de todos os investimentos em publicidade digital;
- Serviços ao Consumidor - 10,9%;
- Eletrônicos e Informática - 6,7%.
Já no recorte por canais digitais, nove setores direcionaram 50% ou mais da verba publicitária ao digital. Em destaque, ficam:
- Eletrônicos e Informática - 76%;
- Vestuário - 71%;
- Educação - 62%.
Entre eles, as redes sociais lideraram o volume de investimentos, com 53% de participação. Na sequência, aparecem as ferramentas de busca (28%) e os portais e verticais de conteúdo (19%).
O Digital AdSpend é publicado anualmente pelo IAB Brasil e serve como referência para agências, anunciantes e plataformas na definição de estratégias e alocação de recursos. A metodologia considera a coleta direta de anúncios nos meios monitorados pela Kantar IBOPE Media, abrangendo tanto compras diretas quanto campanhas intermediadas por agências.