As redes sociais seguem ampliando seu papel em publicidade digital, consumo de notícias e comércio, mas levantam desafios relacionados à transparência, adequação de marca e mensuração de resultados. É o que indica o relatório Global Insights 2025, da DoubleVerify, baseado em entrevistas com 22 mil consumidores em 21 países e 1.970 profissionais de marketing e publicidade.

No Brasil, a pesquisa mostra que o uso das redes sociais deve continuar crescendo ao longo dos próximos 12 meses, acima das médias global e latino-americana. O estudo também indica que plataformas de vídeo se consolidam como principal meio de consumo de conteúdo relacionado a notícias, à frente da TV e de sites ou aplicativos de veículos tradicionais.
O levantamento aponta ainda a crescente presença de conteúdos gerados por inteligência artificial. 69% dos consumidores brasileiros dizem já ter encontrado esse tipo de conteúdo nas redes sociais, índice superior à média global. A exposição também ocorre em anúncios online (34%) e plataformas de vídeo ou streaming (28%).
No comportamento de compra, 37% dos brasileiros afirmam ter adquirido produtos influenciados por comentários positivos de criadores de conteúdo, enquanto 35% realizaram compras diretamente em plataformas de redes sociais nos últimos 12 meses.
Do lado dos anunciantes, a pesquisa mostra preocupação elevada com brand suitability. No Brasil, 86% dos profissionais de marketing que anunciam em redes sociais relatam apreensão com a adequação da marca ao ambiente dos anúncios, índice acima da média global (65%). Vídeos curtos e reels são considerados formatos adequados para publicidade por 95% dos entrevistados.
Entre os principais desafios apontados pelos anunciantes brasileiros estão alcançar o público-alvo (43%), acompanhar tendências de conteúdo (42%), gerenciar campanhas em múltiplos canais (36%) e medir ROAS ou ROI (33%).
Tendências globais
Globalmente, o relatório indica que as redes sociais devem concentrar a maior parte do tempo gasto online, especialmente entre públicos mais jovens, que também recorrem a essas plataformas para buscar notícias. A influência das redes sociais nas decisões de compra segue em alta, assim como a presença de conteúdo gerado por IA, o que amplia os desafios de autenticidade, transparência e mensuração para anunciantes.