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Recompra é o segredo do crescimento dos e-commerces de saúde no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Segundo o Relatório Webshoppers, realizado pela NielsenIQ Ebit em 2022, os e-commerces de saúde cresceram 15% em volume de pedidos entre 2021 e 2022, com um aumento de 10% no faturamento da categoria. Os nichos de saúde, higiene e beleza juntos representam o maior crescimento no e-commerce brasileiro em 2022.

Pessoa retirando remédios de um porte remédio
Imagem: reprodução

Esse resultado se deve a recompra — uma das principais métricas para manter a saúde de um e-commerce, uma vez que é diretamente responsável pelo Lifetime Value, ou valor do ciclo de vida do cliente, que nada mais é do que o valor de um cliente desde a primeira compra em uma loja virtual.

Produtos relacionados a saúde como vitaminas e medicamentos de uso contínuo possuem uma recorrência natural, ou seja, o consumidor precisa comprar o produto todo mês, por exemplo. Com isso, a fidelização desses clientes é fundamental para garantir que eles sempre comprem no mesmo lugar.

Para e-commerces na área da saúde como farmácias e laboratórios de manipulação, contar com clientes recorrentes é o segredo do sucesso e pode garantir até 60% do faturamento da empresa todos os meses. Esse é o caso da Belt Nutrition, focada em vitaminas, minerais e suplementos para os pacientes bariátricos.

Com a ajuda de automações de marketing da edrone, como inscrição de newsletter, e-mail automático de boas-vindas e recuperação de clientes e carrinhos abandonados, o e-commerce aumentou o faturamento mensal em 80%, com um crescimento de 91% na base de clientes.

“Estabelecemos oito réguas de automação com comunicação super personalizada e automatizada, fato que acabou liberando tempo do time de criação para efetivamente pensar na comunicação e hoje 60% da nossa receita vem de processos automatizados”, revela José Felipe Mousquer, head de marketing da Belt Nutrition.

Clientes fiéis são essenciais para o e-commerce

Os programas de fidelidade podem ser grandes aliados dos e-commerces e aumentar a taxa de recompra, fazendo com que os clientes sempre voltem para comprar mais em um único site.

A Belt Nutrition, por exemplo, apostou no Clube de Benefícios para criar uma comunidade em torno do negócio. “Hoje não precisamos trabalhar com gatilhos mentais para estimular a compra, oferecemos informação de qualidade para os clientes com receitas e vitaminas que vão deixar seu dia a dia mais confortável após a cirurgia”, explica José.

Benefícios do Belt Club
Imagem: reprodução