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Rakuten Advertising lança guia para planejamento de pico de vendas no segundo semestre

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Com o objetivo de ajudar anunciantes e afiliados a se prepararem melhor para os próximos meses, a Rakuten Advertising, empresa especializada em tecnologia e consultoria para publicidade e marketing digital, acaba de lançar o guia Planejamento de Pico de Vendas 2021: Edição 2º Semestre – Julho a Dezembro. O material é gratuito e traz insights sobre a alta temporada para o varejo, considerando dados de performance da rede afiliada da Rakuten Advertising em 2020.

Dia dos Pais, Dia dos Solteiros, Black Friday e o Natal são algumas das datas que devem movimentar o comércio eletrônico neste período. Para as marcas, é a oportunidade de incluir o marketing de afiliados como um canal adicional de vendas em suas estratégias.

“Além de insights e orientações com base em números globais, o material apresenta dados sobre a performance do mercado brasileiro em 2020. A ideia é que essas informações orientem os profissionais de marketing na criação de estratégias de vendas para 2021.”, explica Luiz Tanisho, country manager da Rakuten Advertising no Brasil.

Entre as dicas trazidas pelo guia, destacam-se ferramentas para rastreamento da jornada de compra via aplicativo mobile e os diferentes modos de comissionamento para pagamento de recompensa aos afiliados. Além disso, os especialistas da Rakuten recomendam no guia o uso de impulsionamento de mídia, como forma de alcançar novos públicos.

Entre os insights trazidos pelo guia, alguns dados chamam atenção. Ao longo do quarto trimestre de 2020, a maioria dos cliques no Brasil foi feita via celular (50%). O dispositivo foi responsável por 41% das compras realizadas na rede no período. Diferente de anos anteriores, o segmento que apresentou crescimento mais rápido entre os consumidores brasileiros foi o de Beleza e Cuidados Pessoais, com aumento de mais de 700% ano-a-ano, na comparação com o quarto trimestre de 2020.

O guia também revela que afiliados de cupons e vouchers geraram a maioria dos pedidos durante o quarto trimestre (38%), seguidos por programas de Fidelidade e Recompensas (20%) e Produção de Conteúdo (23%). Isso significa que que considerar estas estratégias no planejamento para o segundo semestre pode aumentar as chances de conversão.

Outro insight trazido pelo documento recomenda o investimento em YouTube, Discovery Ads e DSA (Dynamic Search Ads), por meio da maximização da cobertura de palavras-chave. Essas estratégia permitem alcançar mais consumidores na web, o que é especialmente relevante para aumentar o awareness de novas marcas entre seus públicos-alvo.

Para saber mais, baixe gratuitamente o guia Planejamento de Pico de Vendas 2021: Edição 2º Semestre – Julho a Dezembro, clique aqui.

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