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Prevenção a fraudes no varejo ganha força com avanço da inteligência artificial

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor de e-commerce no Brasil deu um salto de 270% de 2018 a 2023, passando de R$ 69,88 bilhões para R$ 185,7 bilhões no último ano.
 

Os números mostram que o tamanho do e-commerce é cada vez maior e relevante no Brasil, com um impulso extra durante a pandemia. Segundo dados da ABComm o online vem crescendo em importância principalmente nos segmentos de eletrodomésticos (17,5% de participação), telefonia (14%), informática (11%), casa e decoração (10%) e beleza e saúde (6%). Comprar uma viagem, por exemplo, é muito mais prático se feito online, com um leque de meios de pagamento amplo. Do cartão de crédito ao pix parcelado, o varejo tem no online uma fonte de receita importante. O Buy Now Pay Later (BNPL), para se ter ideia, já é utilizado por 36% dos lojistas globalmente, de acordo com o Global eCommerce Payments and Fraud Report 2023, da Cybersource.  
 

A inteligência artificial entra em cena para analisar toda a informação que envolve a intenção de compra, capturando elementos essenciais que indiquem o perfil e o comportamento do cliente. São dados cadastrais, do próprio meio de pagamento (se é um cartão de crédito usado com recorrência, se é um meio diferente do habitual, por exemplo); do ticket médio de compra do cliente (se o gasto está dentro do padrão de consumo daquela pessoa. Se for detectado um valor que extrapola a média do que o consumidor costuma gastar, um sinal de alerta se acende); de geolocalização (se a compra está sendo feita de um local recorrente daquele consumidor – caso esteja a 500 quilômetros de distância, por exemplo, o sistema pode entender como uma tentativa de fraude); e até mesmo as características do dispositivo utilizado (celular e desktop). 
 

Se, por um lado, temos um e-commerce cada vez mais forte e representativo, de outro, o aumento no volume de compras online traz uma maior exposição ao risco, com os cibercriminosos explorando novas oportunidades para cometer fraudes. Para se ter ideia, a cada dois segundos, há uma tentativa de fraude no Brasil. Só em 2023, a Koin, fintech especializada em pagamentos digitais e financiamentos, evitou R$ 240 milhões em fraudes e 120 mil transações fraudulentas. A mesma oferece um Sistema Antifraude, que conta com mecanismos de inteligência artificial, regras e machine learning para identificar transações fraudulentas, impedir golpes e proteger os dados da compra. O sistema visa uma alta performance e uma visão integral para o negócio, onde conta com um mapeamento geográfico, análise de comportamento, velocidade no monitoramento de repetições e melhores validações, aperfeiçoando a experiência do cliente. 
 

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