Pesquisas recentes mostram que o brasileiro está mais disposto a comprar na Black Friday, que este ano cai no dia 24 de novembro e é antecedida por um mês inteiro de grandes promoções. O varejo aposta que a data este ano será melhor em vendas do que em 2022 e que o gasto médio por pessoa vai crescer. A RD-RaiaDrogasil está atenta a esses movimentos e, mais do que isso, investe na digitalização do negócio para melhorar a experiência de consumo.
Segundo pesquisa da All In, 71% das pessoas adotam os canais digitais para fazer compras no período de Black Friday, mas o meio virtual não chega para concorrer com o físico. Pelo contrário, os dois se complementam e se reforçam. Um exemplo disso, é o Compre e Retire, da RD, em que o cliente compra pelo site ou aplicativo da Droga Raia ou Drogasil e retira o produto na farmácia mais próxima, com rapidez e segurança, em no máximo uma hora, sem cobrança de taxa.
Hoje, a RD tem mais de 2,8 mil farmácias Droga Raia e Drogasil e 93% dos pedidos online saem das próprias unidades. Até o fim de 2025, a expectativa da rede é abrir 780 novas unidades. Naturalmente, a entrega deve ganhar ainda mais rapidez. Já os deslocamentos devem ficar menores, o que significa menos poluição e modais mais sustentáveis.
Esse empenho tem gerado frutos. No segundo trimestre de 2023, os canais digitais da RD-RaiaDrogasil registraram 118,7 milhões de acessos. O que se tem visto é que esses clientes têm maior grau de fidelidade, engajamento e frequência nos sites e aplicativos. Em números, o tíquete médio dos digitalizados é 28% maior do que os dos não digitalizados.
O e-commerce da RD tem sido destaque no mercado, com um sortimento cada vez mais completo e produtos diferentes daqueles vendidos nas farmácias. Mas não são só os clientes que se beneficiam.
Os sellers terão à mão nesta Black Friday um marketplace exclusivo para venda de produtos voltados para saúde, bem-estar e beleza, capaz de conectá-los com precisão aos compradores em potencial. No e-commerce da RD, é possível aumentar o sortimento de oferta para que o cliente possa encontrar uma gama de produtos maiores sem sair dos aplicativos e sites da Droga Raia e Drogasil.
Para aproveitar ainda mais a Black Friday, os sellers parceiros da RD poderão contar com o uso de estratégias de trade marketing, a plataforma terá vitrines, ativações de banners e buscas patrocinadas para atrair e tornar a experiência do consumidor mais intuitiva. Por consequência, a taxa de conversão cresce.
A Black Friday é uma data historicamente boa para o varejo, mas pode ser ainda melhor com canais físicos e digitais integrados. A RD está na dianteira do que no futuro deve se tornar padrão para qualquer negócio de varejo se manter relevante no mercado.