Logo E-Commerce Brasil

Quase meio milhão de brasileiros tendem a comprar artigos de moda com frequência na internet, revela pesquisa da Serasa Experian

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de <nowrap>e-commerce</nowrap> desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

De acordo com levantamento realizado pelo Serasa Experian, 480 mil adultos no brasil compram de forma recorrente artigos de moda no ambiente digital. Os “Digital Shoppers”, ou “Compradores Digitais”, estão cada vez mais habituados às compras de roupas, sapatos e acessórios online.

Aspectos gerais da pesquisa

As mulheres são as que mais compram nesta categoria (66,7%) e a faixa que mais se destaca é a dos 25 a 29 anos (19,5%).

Além disso, a classe C é a que mais compra itens de moda online (52,1%), 15 pontos percentuais acima da média populacional, uma vez que a população brasileira é composta por 37,5% de pessoas nesta faixa financeira.

perfil dos consumidores por classe social - pesquisa Serasa Experian

Pagamentos

Os descontos, por sua vez, são os maiores atrativos para as compras neste segmento (46,8%). Por fim, 9 em cada 10 (86,6%) compradores fazem suas compras com cartão de crédito (acima da média nacional, que é 48%).

Compras por região

O Sudeste é a região que concentra a maior parte desse grupo (50,8%), seguido pelo Nordeste (21,9%), Sul (13,3%), Centro-Oeste (8,6%) e Norte (5,5%). No detalhamento por Unidades Federativas (UFs), os destaques ficaram com São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Bahia, contra as menores incidências identificadas em Rondônia, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima. Veja todos os dados no gráfico a seguir: