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Comércio eletrônico: como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Crucial para o sucesso de um negócio, a escolha da plataforma de e-commerce deve ser certeira. Contudo, definir o sistema que vai ser o coração do negócio nem sempre é tarefa fácil. Uma das dicas do head de vendas da WEBJUMP, Caio Camarini, é separar o processo da escolha da plataforma em três fases primordiais:

1) Conhecimento

Este é o momento em que você deve mapear o mercado de e-commerce, verificar o que tem dado certo e o que não vai tão bem, quais as plataformas disponíveis, seus tipos de comercialização, implementadores destas soluções, cases que cada um possui e possibilidades que seu negócio vai exigir ao longo do tempo — e não somente no momento atual. Se não olhar para frente todo o esforço inicial pode ser em vão.

2) Planejamento

Você deve mapear o mercado e seus concorrentes, definir o budget que disponibilizará para a operação, conhecer a legislação e levantar o escopo do que vai necessitar. Acredite, isto é essencial, pois ninguém conhece melhor o seu negócio do que você mesmo e, a receita do sucesso é unir o seu conhecimento sobre o negócio com a experiência do implementador da solução escolhida.

3) Execução

Hora de contratar a plataforma e o implementador da solução. Vale ressaltar que a plataforma não é tudo em um projeto de e-commerce. Você precisa estar muito bem amparado antes, durante e depois da implementação, então, olhe muito bem o que o implementador já entregou ao mercado, pesquise opinião de clientes em relação a qualidade e pontualidade na entrega dos serviços prestados.

Camarini também lista algumas dicas importantes – e que devem ser levadas em consideração – durante as três fases do processo de escolha da plataforma ideal para o seu negócio. Confira:

  • Tenha sempre em mente que negócios e tecnologia precisam andar juntos. Sendo assim, busque soluções que atendam os pontos que você detalhou em sua análise de requisitos, afinal de contas, o e-commerce é muito mais do que apenas adequar o front-end, — lembre-se que há muita coisa por trás daquilo que a gente vê;
  • Além de olhar para o seu e-commerce no agora, é importante também focar no futuro, isto é, onde você quer chegar. Ter uma visão clara de qual plataforma lhe atende ou não, faz com que o esforço para lançar seu e-commerce não seja jogado no lixo após um curto espaço de tempo. Isso porque, o e-commerce é algo “vivo” e precisa de constante evolução para que o negócio consiga progredir de forma sustentável;
  • O caminho ideal para mapear como irá montar sua análise de requisitos é fazer uma RFP (request for proposal). Nela, você irá colocar todos os itens necessários para seu negócio: o que você necessita hoje, quais suas expectativas de médio e longo prazo, qual seu budget e tipo de operação. Lembre-se: a escolha da melhor plataforma para o seu negócio está atrelada à suas necessidades e quais os resultados você almeja;
  • Não se esqueça de mapear toda a experiência de compra que seu cliente terá. Por exemplo, como funcionam os meios de pagamento, promoções, frete e integrações, são pontos que devem sempre estar alinhados entre você e o implementador da plataforma;
  • Não se esqueça de que o lançamento não é o ponto final. Invista em sustentação e marketing – pontos importantes para que seu negócio continue evoluindo -, pois o grande segredo do e-commerce não é a primeira compra e sim a recorrência (fidelização do cliente). Isto que irá lhe trazer estabilidade e fazer com que tenha sucesso.

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